Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Será que a meta de carros elétricos para 2030 vai ser atingida?

por Orlando Merluzzi 05/02/2022
por Orlando Merluzzi 05/02/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Carro elétrico carregando

Foto: Shutterstock

As projeções conservadoras das agências internacionais de energia apontam que em 2030, as vendas de carros elétricos não chegarão a 30% do total de veículos vendidos no mundo, enquanto as projeções mais otimistas acreditam que podem chegar a 40%. Mixando os dois cenários para desenvolvimento sustentável (o real e o otimista), o mundo deve vender entre 33 e 37 milhões de veículos elétricos em 2030, sendo um-terço disso na China. Serão necessárias muitas dezenas de megafábricas de baterias até o final desta década, para entregar algo como 3.400 GWh por ano e suprir a produção anual de veículos novos, além da demanda do ‘aftermarket’ para baterias (muitos se esquecem do ‘aftermarket’ nessas projeções).

Hoje, o mundo possui capacidade perto de 700 GWh e já estão planejadas fábricas para adicionar 1.700 GWh até 2030, sendo que metade delas ainda estão apenas no papel, sem maiores detalhes. A princípio, vai faltar capacidade de produção de baterias, mas contando com novos planos que devem sair do papel nos próximos anos, deveremos ter capacidade suficiente de baterias para produzir os 35 milhões de veículos elétricos em 2030 e ainda atender o pós-venda. Assim, dois-terços dos veículos vendidos em 2030 ainda serão movidos com motor a combustão. Agora, passando a régua em tudo isso:

Nos últimos seis meses o preço do Lítio subiu 327%. Faça suas projeções para o preço das baterias dos carros elétricos nos próximos dez anos, considerando apenas dois fatores:

1) Será necessário a construção de dezenas de “Gigafactories” nesse período, cada uma com investimento superior a um bilhão de dólares e todo investimento novo tem que ser pago;

2) A demanda pelo Lítio vai aumentar muito, mas muito, principalmente porque as novas baterias em estado sólido usam mais Lítio que as atuais baterias íon de Lítio com eletrólitos líquidos.

Para refletir: você acredita que os preços dos carros elétricos irão baixar no futuro? Vou adiantar a resposta para você: Nenhuma chance! Business is business!

Observação: O Brasil não tem nenhum projeto “firme” de construção de uma “Gigafactory”; apenas divulgações e conjecturas sem qualquer sustentação (nem projeto nem “funding”).

Fontes: IEA, BloombergNEF, MA8 Consulting

Leia também a coluna anterior:


https://carsughi.uol.com.br/2022/01/como-calcular-o-valor-de-uma-concessionaria-de-veiculos/

*As opiniões manifestadas nesse texto são de responsabilidade exclusiva do autor.

bateriaelétricoeletrificaçãolítioprojeção
Orlando Merluzzi

Conselheiro de administração, estrategista, consultor e sócio gestor da MA8 Consulting, atua no setor automotivo há mais de 35 anos.

Anterior
Por que o Honda WR-V fracassou, se criou a fórmula de Nivus e Pulse?
Próximo
Opala Diplomata: sinônimo de requinte

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência