Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Renault Duster 2023 finalmente ganha motor 1.3 turbo

por Claudia Carsughi 07/02/2022
por Claudia Carsughi 07/02/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Renault Duster 2023

Foto: Divulgação/Renault

A Renault fez a mudança que os consumidores tanto queriam, a adição do motor turbo para o Duster 2023. Presente no mercado há mais de 10 anos, o Duster é o SUV mais vendido da marca e, depois de ter passado por um sensível mudança em 2020, ampliou as opções em sua gama de versões.

O novo motor 1.3 flex turbo do Duster entrega agora potência de 170 cv e o maior torque da categoria, 27,5 kgfm. Acoplado a esse motor está a transmissão CVT XTRONIC de oito velocidades. Com esse novo motor, as retomadas e ultrapassagens ficaram mais fáceis, até 36% conforme informe a Renault. Seu desempenho de 0 a 100 km/h ocorre em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h.

Mudanças no visual também ocorreram, a moldura frontal, retrovisores e barras de teto agora tem acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série.

Na parte interna nada mudou e o Duster continua a ter os maiores ângulos de entrada e saída do segmento, 30° e 34°5’ respectivamente além de 237 mm de altura do solo. Outro número que destaca o Duster é o volume do porta-malas, 475 litros sendo também o maior da categoria.

O Duster passa a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC®, Intense CVT XTRONIC®, Iconic CVT XTRONIC® – todas com motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC®, com a motorização turbo TCe 1.3 flex. O câmbio CVT XTRONIC® traz bastante conforto para direção em áreas urbanas e tem um software que simula a troca de marchas no modo automático sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor. Caso o motorista queira, pode usar a alavanca do câmbio para fazer a troca manual das marchas.

Renault Duster 2023

Foto: Divulgação/Renault

Para quem gosta do Duster, sabe que os números de consumo não eram muito interessantes e, agora, com o novo motor turbo, o consumo, segundo o programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro, faz, na estrada, é 16,1 km/l e na cidade de 13,9 km/l. Com etanol o consumo passa para 11,7 km/l na estrada e 9,9 km/l na cidade.

O outro motor 1.6 SCe também recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões (LEV7), melhorando o consumo em até 3,9%, sem redução da potência máxima de 120 cv e do torque de 16,2 kgf. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações.

Versões e preços

O Duster 2023 chega ao mercado em cinco versões:

Zen 1.6 SCe (R$ 99.990) – Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete.

Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.

Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 108.090) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT XTRONIC® e ponteira do escapamento cromada.

Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

Intense 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 115.190) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

Iconic 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 122.090) – Todos os itens da versão Intense – CVT XTRONIC® + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.

Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590) – Todos os itens da versão Iconic – CVT XTRONIC® + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

CVTDustermotorRenaultSUVxtronic
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Opala Diplomata: sinônimo de requinte
Próximo
Observatório Automotivo: O pior janeiro em 14 anos acende alerta de retração do mercado

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência