No mês de dezembro passado, noticiamos aqui a chegada do novo Honda City na versão sedã. E hoje, oficialmente, a Honda inicia a pré-venda da versão hatchback do novo City, onde os clientes de todo o Brasil podem fazer a reserva junto às concessionárias. As versões existentes são a EXL e Touring, com valores de R$ 118.400 e R$ 127.100 respectivamente, para a cidade de São Paulo.
Vale lembrar que o Honda City hatchback chegou para ocupar o lugar que ficou em aberto do Honda Fit, que encerrará suas vendas em breve. Como dimensões, o City tem 4,34 metros de comprimento, 1,48 m de altura, 1,748 m de largura e 2,60 m de entre-eixos, sendo 24,5 centímetros maior que o Fit. Um dos atributos que a Honda traz nessa versão é o rebatimento dos bancos, que permite carregar grandes volumes. O porta-malas tem como capacidade 268 litros com os bancos na posição normal, podendo chegar até a 1.168 litros com o rebatimento dos bancos.
Como todo carro da Honda, ele já vem bem completo desde a versão “de entrada”, como ar-condicionado automático e digital, rebatimento elétrico dos retrovisores, botão de partida do motor, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, sensor de estacionamento traseiro, abre e fecha das portas através de aproximação, bancos em couro e painel digital TFT de sete polegadas.
O pilar da segurança também foi bem trabalhado pela Honda, trazendo seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de partida em rampa (HSA), assistente de estabilidade e tração (VSA),sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, luzes de emergência (ESS), entre outros.
A novidade da marca para esse carro é o pacote Honda Sensing, oferecido na versão Touring que inclui sistema de frenagem para mitigação de colisão CMBS, piloto automático adaptativo ACC, assistente de permanência em faixa, ajuste automático do farol e sistema para mitigação de evasão de pista.
O motor do Honda City hatchback é o mesmo da versão sedan, o 1.5 16v, 4 cilindros DI DOHC i-VTEC, injeção direta de combustível e dois comandos de válvula no cabeçote, em alumínio e que entrega uma potência máxima de 126 cv a 6.200 rpm quando abastecido com etanol e gasolina, acoplado à já conhecida transmissão automática CVT que a marca usa em todos seus carros.
O Inmetro fornece os números de consumo que são de 9,1 km/l na cidade com etanol 10,5 km/l na estrada, enquanto que, com gasolina, na cidade ele faz 13,3 km/l e na estrada, 14,8 km/l.
Os preços para a maior parte das cidade do Brasil são de R$ 114.200 para a versão EXL e R$ 122.600 para a versão Touring.