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Fórmula 1

F1: “VAR”, novas regras para corridas interrompidas, Masi demitido e mais mudanças para 2022

por Gabriella Carsughi 18/02/2022
por Gabriella Carsughi 18/02/2022
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Safety Car no GP da Bélgica de 2021 e Michael Masi

Fotos: Lars Baron/Getty Images e Bryn Lennon/Getty Images

Após anunciar mudanças para as corridas Sprint em 2022 e confirmar os três GPs que receberão o formato, incluindo Interlagos, a FIA continua a trazer novidades para a categoria.

Uma delas é que o polêmico diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, foi demitido de seu cargo. A decisão foi anunciada ontem (17) em vídeo pelo novo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, após uma reunião na última segunda-feira com representantes de todas as 10 equipes do grid. Ele ainda disse que oferecerá um novo cargo para o australiano, que ocupou a posição por três anos.

A partir de agora, esse cargo será dividido nas 23 corridas programas entre o alemão Niels Wittich, ex-diretor de provas do DTM e o português Eduardo Freitas, ex-diretor de provas da WEC. Eles ainda contarão com o auxílio de Herbie Blash como conselheiro sênior permanente.

Quanto à ultrapassagem dos retardatários durante o Safety Car, pauta que gerou muita controvérsia durante o GP de Abu Dhabi de 2021, o procedimento ainda será reavaliado pelo Comitê e as decisões serão apresentadas na próxima Comissão da F1, antes do início da temporada.

“VAR” na Fórmula 1?

Em seu discurso, Ben Sulayem ainda apresentou uma grande novidade para a categoria chamada “Sala de Controle Virtual de Corridas”, que terá uma função parecida com o VAR no futebol. O presidente da FIA conta que ficará posicionado em um dos escritórios da entidade para ser uma espécie de “backup” fora do circuito, terá conexão em tempo real com o diretor de provas da F1 e “ajudará a aplicar os regulamentos esportivos usando as ferramentas tecnológicas mais modernas”, segundo ele.

Fim das rádios com a FIA na TV

Se teve um outro fator que gerou diversas polêmicas na temporada de 2021 da F1, esse foi a decisão de transmitir ao vivo na TV os rádios trocados entre os dirigentes das equipes e a FIA. Para essa temporada, eles continuarão existindo, mas não serão mais transmitidos para os espectadores.

“As comunicações diretas de rádio durante a corrida, atualmente transmitidas ao vivo por todas as TVs, serão removidas para proteger o diretor de prova de qualquer pressão e permitir que ele tome decisões pacificamente. Ainda será possível fazer perguntas ao diretor de prova, de acordo com um processo bem definido e não intrusivo”, disse Ben Sulayem.

Novo procedimento para corridas interrompidas

Se lembra do não-GP da Bélgica de 2021, que terminou com apenas 4 voltas na pista atrás do Safety Car por conta do mau tempo em Spa-Francorchamps e os pontos foram distribuídos pela metade para os 10 primeiros colocados? Da forma como aconteceu na temporada passada, não acontecerá mais!

GP da Bélgica de 2021

GP da Bélgica de 2021 (Foto: Reprodução/F1)

A Comissão da F1 aprovou mudanças no regulamento esportivo para que os pontos sejam distribuídos de forma mais justa e realista quanto às corridas que forem interrompidas precocemente. Os pontos não serão contabilizados para nenhum piloto caso não tenha acontecido um mínimo de duas voltas na pista pelo líder sem a presença do Safety Car ou intervenção do Safety Car Virtual.

Caso o líder tenha completado mais de duas voltas na pista, mas menos de 25% da distância programada da corrida, os cinco primeiros colocados receberão pontos da seguinte forma:

1º colocado – 6 pontos
2º colocado – 4 pontos
3º colocado – 3 pontos
4º colocado – 2 pontos
5º colocado – 1 ponto

Em outra situação, caso o líder tenha completado 25% da distância programada da corrida, mas menos de 50%, os pontos serão atribuídos aos nove primeiros colocados da seguinte forma:

1º colocado – 13 pontos
2º colocado – 10 pontos
3º colocado – 8 pontos
4º colocado – 6 pontos
5º colocado – 5 pontos
6º colocado – 4 pontos
7º colocado – 3 pontos
8º colocado – 2 pontos
9º colocado – 1 ponto

Caso o líder complete 50% da distância programada da corrida, mas menos de 75%, os pontos serão atribuídos aos 10 primeiros colocados da seguinte forma:

1º colocado – 19 pontos
2º colocado – 14 pontos
3º colocado – 12 pontos
4º colocado – 9 pontos
5º colocado – 8 pontos
6º colocado – 6 pontos
7º colocado – 5 pontos
8º colocado – 3 pontos
9º colocado – 2 pontos
10º colocado – 1 ponto

Com esse “plano de mudanças estruturais” proposto pelo novo presidente da FIA, espera-se ter decisões mais assertivas quanto ao que está previsto nos regulamentos para as temporadas que estão por vir.

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Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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