Com o objetivo de trazer mais emoção aos fãs que acompanham a categoria, a Fórmula 1 introduziu em 2021 um novo formato, a classificação Sprint, que surgiu como um teste e foi confirmada para continuar nessa temporada, mas com algumas alterações. Diferente da programação usual dos fins de semana, nas corridas de Silverstone, Monza e Interlagos tivemos, aos sábados, uma corrida curta de cerca de 30 minutos ou 100 km para definir o grid de largada de domingo.
A boa notícia é que Interlagos se mantém dentro dessa programação, palco de uma brilhante atuação de Lewis Hamilton na Sprint Qualifying em 2021, onde o inglês foi obrigado a largar da 20ª posição após receber uma punição e cruzou a linha de chegada do Autódromo José Carlos Pace em 5º. O Grande Prêmio de São Paulo está programado para acontecer no dia 13 de novembro, a penúltima etapa da temporada. Os outros dois GPs que receberão o formato em 2022 serão a Emilia Romagna (24 de abril) e Áustria (10 de julho).
P20 ??? P5@LewisHamilton put on an overtaking show on Saturday!#BrazilGP ?? #F1Sprint pic.twitter.com/erH6WjvMIi
— Formula 1 (@F1) November 13, 2021
“Após uma revisão dos três eventos Sprint que ocorreram em 2021 e o reconhecimento de todos que o formato trouxe benefícios positivos para o esporte, três eventos Sprint foram propostos para 2022, reconhecendo isso como um número sensato diante das pressões já existentes para as equipes nesta temporada com a introdução de grandes mudanças nos regulamentos. A Comissão aprovou, por unanimidade, os três eventos Sprint para essa temporada, incorporando uma série de atualizações no formato com base no feedback dos fãs, imprensa e equipes”, comunicou a FIA.
Como era e o que mudou?
Primeiramente, o formato não se chamará mais Sprint Qualifying (“Classificação Sprint”, em português), mas apenas Sprint.
Diferente da temporada passada, onde a pole position era dada ao piloto que vencia a Classificação Sprint de sábado – fato que foi muito discutido entre os espectadores se era justo ou não -, o “título” será dado ao piloto que fizer o tempo de volta mais rápido na classificação de sexta-feira.
O sistema de pontuação também mudou. Os pontos eram distribuídos apenas para os três primeiros colocados da seguinte forma: 3 pontos para o primeiro lugar, 2 pontos para o segundo lugar e 1 ponto para o terceiro lugar. A partir de agora, a pontuação da Sprint se estenderá aos oito primeiros pilotos que cruzarem a linha de chegada. Serão 8 pontos para o 1º lugar, 7 pontos para o 2º, 6 pontos para o 3º e assim por diante até chegar ao 8º colocado, que somará 1 ponto.
A posição em que os pilotos chegarem na Sprint de sábado ainda definirá do grid de largada para a corrida de domingo, sem qualquer alteração nesse quesito.
A largada para a temporada de 2022 da Fórmula 1 será dada oficialmente no dia 20 de março no Grande Prêmio do Bahrein com novo regulamento, novos carros e a promessa de boas disputas!