Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Conheça a maior coleção de FNM (Fenemê) do Brasil

por Renato Bellote 13/02/2022
por Renato Bellote 13/02/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Coleção de FNM

Foto: Renato Bellote

“Governar é abrir estradas”. Essa frase atribuída a Washington Luiz realmente faz muito sentido, especialmente em um país de dimensões gigantescas como o Brasil. Sabemos que a maior parte das estradas nacionais não recebe o carinho que deveria mas elas ainda seguem como principal forma de escoamento da produção de grãos e transporte de maneira geral.

E os trabalhadores dessas estradas que são os responsáveis por levar as riquezas do país de ponta ponta e também para os vizinhos da América do Sul merecem todo o nosso respeito por conta dos sacrifícios que a profissão exige.

E falando de transporte falamos das máquinas encarregadas por todo esse trabalho pesado, literalmente falando. Os caminhões rodam milhões de quilômetros de um porto ao outro, de uma cidade a outra e mais do que isso, do Oiapoque ao Chuí com suas diferentes carrocerias e configurações mecânicas.

Um desses pioneiros foi o Fenemê, o caminhão com alma Alfa Romeo que começou a ser produzido no país em meados da década 50. Em 1956 foi criado o GEIA, Grupo Executivo da Indústria Automobilística, com o intuito principal de fomentar a criação e o desenvolvimento do setor no país.

E a primeira empresa que surgiu nesse contexto foi a Fábrica Nacional de Motores, justamente produzindo um caminhão que aguentasse todas as características das nossas estradas difíceis e também a diversidade da natureza. Nascia ali um mito das estradas.

Uma de suas características mais interessantes era o motor com a base toda em alumínio. Esse gigantes traziam também a cabine com a famosa porta suicida e, talvez a mais lembrada, as duas alavancas de câmbio, com caixa de marcha normal e uma reduzida,

Fomos até o interior de São Paulo para conhecer os Osvaldo Strada, um apaixonado pela marca e que possui a maior coleção do gênero no país. Além de conhecer todos os detalhes sobre a história de cada exemplar ele também se diverte dirigindo os pesados. Em breve traremos a matéria com um deles rodando na estrada.

Veja também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2022/02/opala-diplomata-sinonimo-de-requinte/

fenemêFNMgaragem do bellotevídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Observatório Automotivo: Salão que virou “experience” não acabou, mas muda bastante
Próximo
Nova Fiat Toro 2022 fica até 7,4% mais econômica

Você também pode gostar...

Tera é a maior aposta da Volks para liderar o mercado

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Hyundai Kona: a segunda chance do SUV híbrido no Brasil

Honda prepara lançamento do novo WR-V

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Honda prepara lançamento do novo WR-V

    25/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Tera é a maior aposta da Volks para liderar o mercado

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Hyundai Kona: a segunda chance do SUV híbrido no Brasil