O SUV mais rápido e potente do mercado foi apresentado na semana passada e seu nome traz a nova potência do motor, 707cv. Com 900 Nm de torque, ele utiliza a caixa de câmbio que a ele está acoplada de 9 velocidades para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 311 km/h.
Tobias Moers, CEO da Aston Martin, diz a respeito do DBX707: “Desde sua primeira introdução, o DBX representou os valores dinâmicos e de design da Aston Martin de uma maneira que comprova que nem todos os SUVs precisam estar em conformidade com os mesmos compromissos. Com o DBX707, ultrapassamos os limites em todas as áreas para criar um carro que define novos padrões de desempenho e conveniência. O carro mais rápido, mais potente, com melhor manuseio e mais envolvente de seu tipo. Ele impulsiona a Aston Martin ao auge do desempenho de SUV”.
O motor do DBX707 traz agora turbocompressores de rolamentos de esferas e calibração sob medida para liberar mais potência e torque. A transmissão automática de 9 velocidades com “embreagem úmida” é capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparação com um conversor de torque automático regular, esta transmissão de alto desempenho permite pleno aproveitamento dos 707 cv e do torque de 900 Nm (aumentos de 157 cv e 200 Nm em relação o DBX).
Assim, as mudanças de marcha são muito mais rápidas em comparação com a transmissão com conversor de torque. A sensação da mudança é mais imediata e direta, o que dá ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta. A capacidade de aceleração também foi aprimorada, o que contribui para o DBX707 ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
Diz o chefe de Powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger: “Com este novo modelo excepcional, desbloqueamos verdadeiramente o potencial do DBX para criar um SUV de alto desempenho a ser batido no mundo. Os enormes ganhos que encontramos em potência e torque demonstram não apenas a proeza inerente do V8 biturbo de 4 litros, mas também o apetite e a capacidade da Aston Martin de encontrar soluções de engenharia sem concessões. A combinação deste magnífico motor com uma nova transmissão de 9 velocidades com ‘embreagem úmida’ está no centro das formidáveis capacidades e do caráter inesquecível do DBX707.”
Integrando o conjunto de aprimoramentos de desempenho do DBX707 está a instalação de freios de cerâmica de carbono (CCB, Carbon Ceramic Brakes) como equipamento de série. Medindo 420 mm na frente e 390 mm na traseira, esses discos CCB possuem pinças de 6 pistões e resultam em uma redução de 40,5 kg no peso não suspenso.
As rodas e pneus são de 22 polegadas como equipamento de série (opções de design Sport e Ribbon). Uma roda de liga leve opcional de 23 polegadas é oferecida com opção nas cores preto texturizado ou preto acetinado com detalhes diamantados.
A suspensão é um dos highlights desse SUV, a ar, como as da Fórmula 1 e mantém a arquitetura básica e as câmaras de ar de volume triplo do DBX V8 (já considerado o SUV de melhor dirigibilidade do mercado). O DBX707 apresenta uma regulagem de chassi dedicada e otimizada para suas demandas e objetivos.
Ainda falando da suspensão, o DBX707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da comutação dinâmica do volume das molas para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção. O sistema de direção assistida eletrônica também foi ajustado para aprimorar a sensação ao volante e ajudar o motorista a criar uma imagem mais clara do aumento das cargas nas curvas e da aderência disponível.
O design recebeu mudanças na frente, fazendo com que o DBX receba uma grade frontal maior, um novo design de DRL (faróis de rodagem diurna, na sigla em inglês), novas entradas de ar e dutos de resfriamento de freio, além de um novo perfil de divisor frontal. A grade cromada acetinada (ampliada para aumentar significativamente o fluxo de ar de refrigeração para o V8 de alto desempenho e para a nova transmissão de 9 velocidades) possui palhetas duplas, com as seis barras horizontais agora divididas para criar mais interesse visual e tornar esta versão topo de linha imediatamente identificável.
A traseira recebe um novo spoiler que foi adicionado à asa do teto para reduzir o efeito de levantamento e aumentar a estabilidade em alta velocidade, com um difusor traseiro duplo significativamente ampliado subindo para atender ao novo sistema de escape quádruplo de grande diâmetro. Com acabamento em preto acetinado para complementar o tratamento em preto brilhante do difusor, o novo escapamento foi ajustado para oferecer uma assinatura sonora única. Completando a extremidade traseira, um novo para-choque traseiro com aberturas de painel integradas acentuam o aspecto musculoso do DBX707.
Para os clientes que procuram aprimorar ainda mais a natureza exclusiva do DBX707 e criar algo verdadeiramente único, o Q by Aston Martin, o serviço sob medida da marca, oferece o máximo em personalização. Com uma ampla gama de opções, desde gráficos exclusivos até carbonos coloridos e materiais personalizados no interior e no exterior, cada carro “Q by Aston Martin – Comission” pode ultrapassar os limites do desejo e ser totalmente adaptado ao cliente.
A produção do DBX707 deve começar no primeiro trimestre de 2022, com o começo das entregas estando programado para o início do segundo trimestre de 2022 (para o Brasil, prazo e preço a serem confirmados).
Ficha técnica – Aston Martin DBX707
Motor
Dianteiro, 4 litros (3.982 cm³), V8 biturbo
Potência máxima: 707 cv (520 kW) a 6.000 rpm
Torque máximo: 900 Nm de 2.600 a 4.500 rpm
Potência específica: 138 cv/litro
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h: 3,3 segundos
Aceleração 0-160 kmh: 7,4 segundos
Velocidade máxima: 310 km/h
Transmissão
Caixa automática de 9 velocidades com embreagem úmida multidisco
Diferencial traseiro eletrônico de deslizamento limitado
Modos de condução adaptáveis: 4 on-road, 1 off-road