Os caminhões são uma das bases do transporte brasileiro. Sem dúvida nenhuma eles são os responsáveis pelo escoamento de grande parte das riquezas nacionais. Dessa forma o universo dos veículos pesados também tem seus próprios clássicos em modelos que se tornaram imortais com o passar dos anos.
O Scania 111 é um deles. Lançado em 1976 logo provou sua confiabilidade, durabilidade e também o fato de ser apto para o trabalho pesado. O desenho da cabine rendeu um apelido que se tornou uma maneira carinhosa de se referir a ele: o jacaré.
Rodando pelas estradas de norte a sul não é difícil ver um deles ainda no trabalho diário. Os caminhões, um pouco diferente dos carros, acabam tendo uma vida útil maior, especialmente após passarem por retificas e reformas ao longo dos anos. É uma característica própria dos pesados, especialmente aqui no Brasil.
Mas alguns desses exemplares também têm uma aposentadoria cheia de estilo. É o caso desse exemplar que passou pelas mãos do pessoal da Apogeu Motors, em Itu. O projeto modificou toda a parte traseira do cavalo mecânico, que agora desfila pelas ruas e estradas, bem longe do trabalho pesado.
Na matéria mostramos em detalhes as modificações que foram feitas. Um dos destaques e a caçamba com piso de madeira e toda a estrutura em lata. As caixas de roda também formam um conjunto interessante. Além disso destaque para as rodas cromadas e a suspensão a ar.
Rodando o jacaré monopoliza todos os olhares pela estrada. Sob o capô o motor permanece original com 6 cilindros em linha, 11 litros, turbo e 296 cv, mais do que suficientes para passeios tranquilos de final de semana. Afinal, agora ele também não carrega mais peso.
Algumas modificações ainda serão feitas, entre elas a troca do câmbio de 10 marchas, com cinco normais e cinco reduzidas, por uma transmissão convencional. Isso tornará a dirigibilidade mais confortável e também vai se adequar à proposta atual. Em breve trarei mais projetos diferentes com veículos pesados.
Veja também a coluna passada:
https://carsughi.uol.com.br/2022/01/lincoln-continental-mark-v-requinte-de-sobra/