A Mercedes apresentou hoje, na feira de tecnologia CES, em Las Vegas (de maneira virtual como a maioria das grandes empresas o fez, devido a um aumento nos casos COVID-19), seu protótipo elétrico, batizado de Vision EQXX, que promete autonomia de mais de 1.000 km, desenvolvendo quase 10 km de distância por kWh. Esse é mais um dos carros da Mercedes 100% elétricos, engordando a gama da marca.
O modelo anterior a este já lançado de fato e disponível para compra é o EQS que desenvolve 563 km de autonomia. O EQXX é bem menor que o EQS mas a densidade da energia das células da bateria é 20% maior que a de seu irmão já lançado.
O carro conceito apresentado há pouco será capaz de viajar por exemplo, de Berlim a Paris, ou de Nova York a Cincinnati, com apenas uma carga, percorrendo mais de 1.000 km ou 648 milhas. Atualmente existem o Tesla Model S Long Range Plus que oferece autonomia de 646 km aproximadamente ou o Lucid Air que desenvolve 836 km.
Acredita-se que o Vision EQXX servirá de base para a produção de um veículo elétrico que vai disputar mercado com concorrentes como Audi E-tron GT, Tesla Roadstar e Porsche Taycan.
A Mercedes afirmou que, ao invés de produzir um carro com baterias superdimensionadas, trabalhou fortemente na aerodinâmica do carro, puxando para fora todos os obstáculos que pudessem atrapalhar o desempenho. As baterias dele contém quase 100 kWh de energia, porém contam com 50% menos volume e 30% menos massa do que o sedã Mercedes-Benz EQS.
Além dessas baterias, o Mercedes Vision EQXX tem instaladas no teto 117 células solares possibilitando aumento de autonomia, chegando até a 25 km em viagens de longa distância.
A parte interna também merece destaque, apresentando uma tela de 47,5 polegadas totalmente sensível ao toque com gráficos de ponta e resolução de 8k. Outra novidade será o novo sistema de navegação que está sendo desenvolvido junto a uma empresa chamada NAVIS, que entregará o primeiro sistema de navegação 3D em tempo real, com funções de zoom e rolagem contínuas desde a visualização de satélite até uma altura de 10 metros na representação 3D da cidade.
Com o compromisso de eletrificar toda sua linha até 2030, a Mercedes afirma que vai investir € 40 bilhões ($ 47 bilhões) e que vai incluir versões elétricas da classe G da Mercedes-Benz e veículos AMG de alto desempenho.