Entrou em vigor esse mês o Proconve L7, nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos que é responsável por estabelecer regras mais rigorosas com relação às emissões de poluentes nos carros, exigindo menores níveis de gases do escapamento e isso fez com que vários carros se aposentassem, como o Fiat Uno e o Volkswagen Fox. Os fabricantes tem prazo até 31 de março para vender veículos que estejam dentro dos padrões anteriores.
De olho nessa regra, a Fiat correu para mexer no Mobi, lançando o modelo 2022 com o motor Fire Evo adequado às novas normas de emissões. Dessa forma, o resultado imediato foi uma significativa melhora no consumo de etanol e gasolina, com redução de até 7,9% no consumo, graças à nova calibração desse motor, permitindo que o consumo em estrada chegue até a 15 km/l com gasolina e elevando a autonomia para aproximadamente 700 km com um tanque de combustível.
O motor agora recebeu um sistema de partida a frio com pré-aquecimento do etanol, que dispensa o tanquinho de gasolina e é ativado por sensores que detectam quando a temperatura externa está baixa e faz o aquecimento do etanol antes de sua queima no motor. Essa tecnologia facilita a ignição e reduz emissões de poluentes.
Outras mudanças acompanham o Fiat Mobi 2022, como a inclusão do sensor de monitoramento da pressão dos pneus (item normalmente presente em carros de maior valor agregado), o IPMS, que permite ao motorista acompanhar a pressão dos pneus. Caso o sistema detecte perda de pressão em um ou mais deles, um alerta é emitido na cabine, possibilitando ao condutor corrigir esse erro e até verificar se existe algum furo nos pneus.
Além disso, o Fiat Mobi traz como itens de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS e airbag duplo. Está disponível também o volante multifuncional com controles do som, bluetooth com conexão simultânea para até dois smartphones e sistema multimídia UConnect com tela de 7 polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de fios, um diferencial exclusivo em seu segmento.