O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe e tem como objetivo oferecer aos consumidores as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação. Um novo protocolo foi estabelecido para o período 2020-2024 e é divido em 4 grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.
O VW Taos foi o primeiro a obter cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto. A marca explica que ele foi construído sobre a plataforma MQB que lhe entrega ótima performance estrutural e, como é equipado com diversos assistentes de condução, como controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com Stop & Go, sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres, detector de ponto cego e assistente de manobra, que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando, sua segurança está garantida.
Além desses itens, ele traz também detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e sistema de frenagem pós-colisão, que freia o veículo automaticamente após uma primeira colisão, evitando assim colisões simultâneas. Vem equipado com 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros. A soma de todos esses itens resultaram na classificação de 5 estrelas que o VW Taos recebeu.
Conheça os critérios que são avaliados em cada um dos quatro grupos:
1) No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo , impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste ( o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
2) No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.
3) No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo. Outro requisito avaliado para a proteção a pedestres é o acionamento da frenagem autônoma de emergência para pedestres, avaliando a performance de frenagem executada de forma autônoma.
4) No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).