Num circuito que teve reduzidas de 21 para 16 suas curvas, Verstappen conseguiu uma importante pole position, 371 milésimos à frente de Hamilton. Isso lhe dá, em minha opinião, uma pequena inicial vantagem sobre o inglês na luta pelo título, mas está longe de indicar um claro prognóstico.
Uma das diferenças para a corrida de amanhã será a definição dos pneus, já que Verstappen sai de macios enquanto Hamilton sai de médios, o que pelo menos nas voltas iniciais deverá dar um certo ganho ao holandês. Naturalmente, a estratégia de box será muito importante, levando-se em consideração que, ao menos em tese, Verstappen será obrigado a parar antes de Hamilton para a troca de pneus.
Tudo isso torna ainda mais importante a tática de corrida que poderá ser determinante para o desfecho do campeonato, ficando claro que nenhum dos demais pilotos tem chance de se intrometer na luta entre os dois primeiros, nem mesmo o excelente Norris que levou a McLaren à 3ª posição, à frente da segunda Red Bull, pilotada por Pérez.
Mais modesta, nesse sentido, foi a presença de Bottas apenas na 6ª posição e, portanto, sem condições de ajudar seu companheiro na largada.
De qualquer forma, seja quem for o vencedor, a Fórmula 1 terá um grande campeão após uma temporada muito disputada!