É impressionante o impacto causado pela torcida do Corinthians na campanha do clube no Campeonato Braasileiro. Não é só senso comum. São os números que comprovam.
As arquibancadas da Neo Química Arena voltaram a receber torcedores em 5 de outubro — somente a partir de novembro com capacidade máxima. Desde então, foram oito jogos, sete vitórias e apenas um empate. Não foram oito jogos com desempenhos convincentes, muitos deles decididos nos minutos finais; mas indiscutivelmente a torcida teve papel importante.
O fato fica ainda mais claro ao analisar a campanha alvinegra fora de casa, neste mesmo período. Foram sete jogos como visitante desde 5 de outubro e nenhuma vitória: seis derrotas e um empate, mesmo jogando com o time recheado de reforços.
Assim como é difícil entender o que acontece com o Corinthians quando joga fora de casa, é fácil ver como a torcida influencia no comportamento da equipe em Itaquera. Time conseguiu resultados e, consequentemente, uma vaga na Libertadores, superando as primeiras expectativas da diretoria.
Não foram só reforços. O fator mandante, com torcida, desequilibrou.