O GP de Abu Dhabi, que acontece neste fim de semana, será o último desta acirradíssima temporada da Fórmula 1. Lewis Hamilton, que busca seu octacampeonato mundial, chega para a corrida com o mesmo número de pontos de Max Verstappen, que busca seu primeiro título. O holandês tem a vantagem de uma vitória a mais na temporada.
Vencedor das três últimas corridas, Lewis Hamilton é considerado pelos sites de apostas esportivas como o favorito para levar o título deste ano. Bet365, por exemplo, oferece odds de 1.12 para a vitória do piloto inglês, contra 1.20 caso Verstappen leve o troféu para casa.
Em mais de 70 anos de história da categoria, esta é apenas a segunda vez que dois pilotos chegam empatados em número de pontos na última etapa. Em 1974, no circuito Watkins Glen (EUA), problemas mecânicos no carro do suíço Clay Regazzoni facilitaram a vida do brasileiro Emerson Fittipaldi, que se sagrou bi da F1.
Como se não houvesse emoção suficiente no próximo fim de semana, novidades para o GP de Abu Dhabi prometem apimentar ainda mais a corrida. Com a ideia de acabar com a narrativa de prova monótona, a organização do GP de Abu Dhabi decidiu modificar o traçado do circuito de Yas Marina para 2021, para tornar a prova mais rápida e com mais oportunidades de ultrapassagens. As principais mudanças estão nas curvas 5 e 6, que foram adiantadas e o grampo alterado. As curvas 11 a 14 tornaram-se de 180 graus, além de algumas outras curvas terem sido mais abertas, permitindo que os pilotos alcancem velocidades mais altas no ápice.
Com estas mudanças, acredita-se que o circuito de Yas Marina permitirá que os pilotos andem cerca de 14 segundos mais rápido em relação à corrida de 2020, quando Max Verstappen cravou 1:35.246 e conseguiu a pole position.
Programação
Sexta-feira (10/12)
∙ Treino livre 1: 6h30 às 7h30
∙ Treino livre 2: 10h às 11h
Sábado (11/12)
∙ Treino livre 3: 7h às 8h
∙ Classificação: 10h às 11h
Domingo (12/12)
∙ Corrida: 10h