A Fiat Fiorino é sucesso de vendas desde que foi lançada em 1980 e responde por mais de 90% de participação de mercado, fruto da confiança que estabeleceu com seus usuários.
Hoje (03) foi apresentada a linha 2022 com mudanças no design e na eficiência do motor. Na parte da frente ela recebeu novos faróis com máscara negra e mais afilados, contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade também mudou o design, traz o logo FIAT e do lado direito, a bandeirinha com as cores da Italia. Na lateral, vemos um painel que protege a porta e a carroceria.
Na parte de dentro, o painel mudou e ganhou novo cluster com computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital, além das saídas de ar-condicionado que agora são retangulares. O volante vem com regulagem de altura de série, o habitáculo ganhou mais quatro porta objetos, totalizando 13 que correspondem a 18,3 litros, sendo 10% a mais que a versão anterior. Existe ainda um espaço especial para colocar máquina de cartão na porta.
Além dessas mudanças, vale ressaltar que a nova Fiorino vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade. O controle de tração e estabilidade também é de série e ela traz sinal de freio de emergência onde aciona automaticamente as luzes de direção e pisca alertando o possível risco de colisões traseiras. Outra função de segurança presente na nova Fiorino é o assistente de partida em rampa, que serve tanto para a subida como para descida.
Quanto à motorização, a nova Fiorino traz o conhecido motor 1.4 EVO Flex que passou por ajustes para atender às novas regras de emissões de CO2 e ruídos. Como resultado desses ajustes, a Fiorino ficou 11,8% mais econômica na gasolina e 8,3% no etanol, gerando 86 cv de potência e 120 Nm de torque.
O câmbio manual de cinco marchas também sofreu ajustes, tendo a 2ª e a 3ª marchas mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas e a 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.
A nova Fiorino chega disponível na versão Endurance 1.4 EVO flex a partir de R$ 99.990. Para São Paulo, o valor parte de R$ 103.378.