Assim como fez em 2013 – quando a edição Grazie marcou a despedida do Mille – a Fiat lança outra edição especial com sobrenome italiano para se despedir de um modelo no Brasil. Trata-se do Uno Ciao, que marca o fim do modelo após 37 anos de produção e vendas no Brasil.
Limitado a 250 unidades numeradas (tem plaquinha no painel), o modelo não teve preços divulgados pela fabricante até o momento. Mas vem bem equipado. Pelo montante, o hatch vem com ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo e sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB. Há, nesse sentido, air bag duplo, travas e vidros com comando elétrico para passageiro e motorista e Isofix.
No mais, completam a lista limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD e cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os cinco ocupantes. O modelo fabricado em Betim (MG) – desde 1984, com 4.379.356 unidades produzidas – tem apoio de braço para o banco do motorista e painel bicolor.
Sobrenome italiano
Mas se você chegou até aqui e ainda não sabe o significado do sobrenome do Uno, cabe explicar. Ciao , em italiano, é uma saudação com dois sentidos. Pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir.
Para identificar o modelo nas ruas, o Fiat Uno Ciao é pintado em Cinza Silverstone. Tem teto, retrovisores externos e spoiler traseiro na cor preta e maçanetas no mesmo tom do veículo. Um adesivo com o nome da edição vai colado na lateral. As rodas de liga leve têm tom escuro e 14 polegadas.