O Grande Prêmio da Arábia Saudita acabou apresentando uma série de acontecimentos pouco comuns. A começar por três largadas e uma merecida porém dramática vitória de Hamilton, que assim empatou com seu adversário na ponta do mundial: ambos chegam com 369,5 pontos em Abu Dhabi, com a corrida já no próximo domingo.
A vantagem de Verstappen é de ter tido 9 vitórias na temporada contra as 8 de Hamilton, pelo que, se eles não marcarem pontos na última corrida, o holandês será campeão.
A primeira impressão que se teve dessa pista, projetada por Tilke, é que seu desenho não foi muito feliz no que tange à segurança, mas essa é uma impressão que poderá ou não ser convalidada nas próximas disputas desse Grande Prêmio nos anos vindouros.
A primeira largada de Hamilton foi muito boa, ajudado por Bottas, que estava ao seu lado e que fechou a porta de Verstappen, relegado momentaneamente ao 3º lugar de onde largou. Na 9ª volta, uma batida de Schumacher provocou a entrada do Safety Car. Vários concorrentes aproveitaram a oportunidade para fazer um pit stop, Hamilton levou 2.4s no seu e voltou em 2º lugar atrás de Verstappen. A Red Bull, que sentindo-se algo inferiorizada em relação à Mercedes nesse circuito, optou por não parar, torcendo por uma bandeira vermelha como efetivamente ocorreu. A aposta arriscada, mas única possível, deu certo e Verstappen conseguiu lutar com Hamilton até o final.
LAP 38/50
MAX AND LEWIS COLLIDE!
Verstappen is instructed to give the place to Hamilton, but they make contact ?#SaudiArabianGP ?? #F1 pic.twitter.com/QnRaWoaYzP
— Formula 1 (@F1) December 5, 2021
Vários acontecimentos marcaram o GP. Em determinado momento, Verstappen recebeu ordem para devolver a posição à Hamilton após tê-lo ultrapassado por fora da pista e o fez de uma forma um pouco brusca, surpreendendo o piloto inglês e provocando um toque traseiro que quebrou a parte vertical do terminal da asa dianteira do carro da Mercedes na extremidade.
Ainda por ter ultrapassado por fora da pista e levado vantagem, Verstappen teve 5 segundos de penalização, o que tornou bem mais tranquila a fase final da corrida para Hamilton, que estava de pneus duros enquanto o holandês, com pneus médios, começava a ter alguns problemas.
O sucesso da Mercedes foi completado praticamente na linha de chegada com Bottas conseguindo superar Ocon e subindo ao 3º lugar do pódio. Ao contrário da Red Bull, que só conseguiu o 2º lugar com Verstappen já que Perez e Leclerc colidiram na relargada, perdendo a chance de uma melhor classificação no Campeonato de Construtores.
Chegamos assim a um final de campeonato entusiasmante, com Hamilton e Verstappen somando o mesmo número de pontos, coisa que não acontecia desde o longínquo ano de 1974, quando, nessa situação, estavam empatados a um Grande Prêmio do final do mundial Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni.