O ano de 2021 foi marcante para a Volvo. No Brasil, a fabricante sueca passou a oferecer eletrificação em 100% da linha. Ou seja, nenhum modelo da marca é movido apenas a combustão. E foi a partir de atitudes ousadas como essa que a marca bateu recorde histórico de vendas no País. De acordo com a marca, são quase 8.000 unidades emplacadas neste ano.
Para comparação, cabe lembrar que em 2019, a Volvo havia vendido 7.916 unidades.
Muito desse sucesso se deve às 450 unidades do XC40 Recharge Pure Electric, que foram adquiridas ainda na fase de pré-vendas. “Sabíamos que teria boa receptividade, mas foi uma grande surpresa vendermos todo o estoque de 300 unidades em apenas 20 dias”, relembra João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
E foi, no entanto, essa boa aceitação que fez com que a matriz disponibilizasse mais um lote de 150 veículos. Cabe relembrar que, na última semana, a Volvo anunciou que a linha XC40 passa a ser 100% elétrica. Nesse sentido, os modelos híbridos saem de cena.
Eletrificação na vanguarda
Para oferecer mais segurança para quem opta por modelos elétricos – algo que ainda gera receio no Brasil -, a Volvo instalará uma rede de carregamento rápido em algumas das principais rodovias do País. A primeira fase, que será implantada no início de 2022, prevê a instalação de 13 corredores, totalizando 3.250 km.
“Temos a ambição de conectar todo o Brasil através de corredores elétricos”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil. Os carregadores rápidos, de 150 kWh, são capazes de carregar um veículo elétrico em menos de 40 minutos.
A primeira fase partirá de São Paulo, ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, litoral norte, entre outras. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.