A Honda mexeu no novo City e ele veio já em sua 5ª geração, com novo visual, motor e pacote de tecnologia e segurança. Para os amantes da marca, ele agora está maior, cresceu 8 mm em altura, 94 mm em comprimento e 53 mm em largura. O porta-malas continua grande (519 litros), oferecendo inclusive 50 litros a mais que o Toyota Corolla e, para facilitar o acesso para colocar os objetos, ele tem uma forma em “V” alargado.
A versão que foi apresentada e avaliada por nós foi a Touring, topo de linha, que traz o conjunto ótico da frente em full LED e, na traseira, as lanternas são em LED mas a luz de pisca e ré são halógenas. Já nas versões EXL e EX, o conjunto ótico da frente conta com DRL em LED e luzes de faróis tipo projetor.
As rodas são em liga leve de 16 polegadas, diamantadas, acompanhadas por pneus 185/55. Uma das mudanças que o novo Honda City sofreu foi a mudança da posição dos espelhos retrovisores, que saíram da coluna A e vieram para a porta, proporcionando maior segurança para o ângulo de visão dos mesmos.
O atrito da suspensão dianteira foi reduzido em 50% em relação à geração anterior, ele tem menor peso (- 43 kg) e maior rigidez ( 20,4%). Outro cuidado que a Honda tomou foi em aumentar o conforto acústico, diminuindo ao máximo o fato dos ruídos passarem para o habitáculo. Para isso, além de diversas forrações em carpete no porta-malas e sob o capô, a marca injetou spray de espuma de poliuretano nas colunas A e B.
O conforto interno aumentou e, para isso, o banco dianteiro foi estreitado, porém sem comprometer em momento algum seu conforto. Os trilhos onde correm os bancos foram espaçados e o resultado dessas ações foi maior espaço para quem senta atrás para pernas e joelhos.
Mas a grande mudança, além do visual que teve a inserção de nova grade na frente por exemplo, foi no motor, que passou a ser 1.5 e agora com injeção direta de combustível, entregando potência máxima de 126 cv a 6.200 rpm (ganhou 10 cv) e torque de 15,5 kgfm, a 4.600 rpm, tanto no etanol quanto na gasolina. Acoplado a esse motor, vem uma transmissão CVT que simula 7 velocidades e tem paddle shifts para a simulação da troca de marchas.
O quesito tecnologia também teve mudanças, trazendo uma central multimídia de 8 polegadas sensível ao toque com interface para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, com câmera de ré e entradas USB.
Por fim, a Honda trouxe um novo pacote de segurança batizado de Honda Sensing, que traz controle adaptativo de cruzeiro, sistema de frenagem para evitar colisão, lane watch (assistente de permanência em faixa, sistema que mitiga a evasão da pista ajustando a direção ao detectar desvio da rota), ajuste automático do farol alto, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração e alerta de pressão dos pneus.
O consumo informado pelo Inmetro é de 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, ambos com gasolina.
As versões disponíveis são a Touring, EXL e EX custando respetivamente R$ 123.100, R$ 114.700 e 108.300. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. A pré-venda já começou com estimativa de início de entrega em janeiro de 2022.