A Audi encerrou a produção de alguns de seus modelos no Brasil no fim de 2020 e agora anunciou que vai retomar a produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR) produzindo dois modelos, o Audi Q3 e Audi Q3 Sportback com o motor 2.0 TFSI de 231 cv. Vai ser a primeira vez que um veículo com a tecnologia da tração quattro será produzido aqui.
De acordo com Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”.
Histórico da produção local
Em 1999 teve início a fabricação nacional da Audi no Brasil, com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006. Depois disso, em 2012 o governo brasileiro instituiu o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, e com ele a Audi do Brasil decidiu produzir no país novamente. Para concretizar a decisão, a empresa investiu cerca de 150 milhões de euros, valor próximo de R$ 500 milhões à época, na unidade paranaense.
Em 2015 a produção teve início com o A3 Sedan – até hoje o único modelo com motor flex feito pela Audi em todo o mundo – e, em 2016, passou a produzir também o Q3. A fabricação do SUV seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração.
Agora a Audi anunciou sua volta, como mencionamos acima, com o retorno de suas atividades e vai produzir os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.
Além dessa novidade, a Audi e sua rede de concessionárias anunciaram uma segunda ação conjunta, vão investir mais de R$ 20 milhões para instalar pontos de recarga ultrarrápidos de 150kW nas lojas da marca no País. Nestes carregadores, o 100% elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.
Audi Q3 e Audi Q3 Sportback brasileiros
Ambos os Q3 serão nacionais e virão com motor EA888 2.0 TFSI gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressão, que entrega 340 Nm de torque e potência de 231 cv. Será a primeira vez que a Audi irá equipar uma transmissão tiptronic de oito velocidades a um veículo com motor transversal, que proporciona rápidas e confortáveis trocas de marchas.
Desde que foi lançado em fevereiro de 2020 o Audi Q3 se tornou o veículo mais vendido da marca no Brasil já em seu primeiro ano. Ambos incorporam a nova linguagem de design da família Q, apresentada no Brasil com o Audi Q8, modelo completamente novo da marca. Na parte frontal um dos principais destaques é a grade Singleframe com desenho octogonal.
Na parte de dentro, o Q3 segue a tendência dos modelos topo de linha da marca como nos A6, A7 e Q8, trazendo como elemento central o novo conceito do MMI com display de 8,8” sensível ao toque integrado ao painel, que é inclinado em 10 graus em direção ao motorista, ergonomicamente bem localizados. O volante com shift paddles é item de série.
O espaço interno é outro item que merece destaque pois conta com os bancos traseiros corrediços de série e que podem ser movidos para frente em 150 milímetros na Q3 e 130 milímetros na Q3 Sportback. Além disso, contam com um excelente porta-malas com capacidade de 530 litros, o maior volume da categoria e, com os encostos totalmente rebatidos, o volume salta para 1.525 litros no Q3 e 1.400 litros no Q3 Sportback.
A lista de equipamentos completa e os valores serão divulgados em breve em conjunto com o início da pré-venda.