Ontem (06) a Volkswagen apresentou o ID.3 e ID.4 para a imprensa, oferecendo para impressões ao dirigir em um pequeno percurso e de baixa velocidade, até 90 km/h.
O interessante foi que esse percurso, por ser na cidade de São Paulo, passou por um trecho bem esburacado e outro de maior velocidade, a Marginal Pinheiros, de piso mais liso. Pudemos então sentir como os dois carros se comportavam em diferentes pisos e a conclusão é que ambos tem uma excelente suspensão para o Brasil, mesmo não tendo sido adaptada para cá. Eles contam com suspensão independente McPherson na dianteira e suspensão independente Multilink na traseira.
O Volkswagen ID.3 e ID.4 tem exatamente o mesmo motor, o que muda é a capacidade da bateria que no ID.4 é de 77 kWh e proporciona uma autonomia de até 522 km no ciclo europeu (WLTP), enquanto no ID.3 tem 58 kWh de bateria com autonomia de até 426 km também no mesmo ciclo.
Além disso, como o ID.3 é mais leve, pesando 1.720 kg contra 2.049 kg do ID.4, sua arrancada é mais rápida, fazendo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, contra 8,5 segundos do ID.4.
As velocidades máximas são limitadas eletronicamente e ambos chegam a 160 km/h. O ID.3 tem roda aro 20″ enquanto o ID.4 tem roda aro 21″. Os freios são a disco na frente e ventilados e, na traseira, são a tambor.
O que todo mundo já sabe sobre os carros elétricos é que a curva de torque é plana, ou seja, ele entrega todo o torque desde o início da aceleração fazendo com que o carro arranque rapidamente. Como disse acima, a diferença de peso entre os dois é que justifica a diferença de 1,4 segundos para fazer de 0 a 100 km/h.
O rodar é muito macio, silencioso e o espaço interno é muito bom, nos dois carros. O Volkswagen ID.4 tem a direção um pouco mais pesada que o ID.3, mas é uma sutil diferença. Chama muito a atenção a tecnologia embarcada no interior da cabine, o carro tem quase todas as funções acionadas digitalmente, trazendo inclusive uma linguagem digital nos pedais, onde o freio tem o símbolo de “pause” e o acelerador tem a setinha de “play”. Importante mencionar que eles oferecem o modo “B”de condução além do “D”onde ao tirar o pé do pedal a energia já começa a ser recuperada.
Falta agora saber quanto vai custar quando for lançado aqui no Brasil!
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