Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
HyundaiIndustria Automobilistica

Teste: Hyundai Creta 1.0 turbo tem bom comportamento e ótimo recheio

por Vagner Aquino 24/11/2021
por Vagner Aquino 24/11/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Hyundai

Foto: Vagner Aquino

Em 2021, a Hyundai está nadando de braçada. O HB20 é, no acumulado do ano, o modelo mais vendido no varejo (sem contar empresas e locadoras) em todo o Brasil, com total de 62.315 unidades. Já o Creta, figura no pódio dos SUVs mais emplacados de outubro – perde apenas para os Jeep Compass e Renegade. Isso, contudo, é fruto da repaginação que o modelo ganhou recentemente. Inclusive, tem motor novo e design chamativo. Nesse sentido, a fim de entender o motivo de tanto frisson, resolvemos avaliar a versão Platinum, de R$ 147.590.

A respectiva configuração é o topo do modelo com a tão esperada motorização 1.0 turbo – já presente no HB20 há dois anos. Acima dele, apenas o Ultimate (R$ 163.890), com o conhecido motor 2.0 e tecnologias de última geração, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e farol com regulagem automática.

Voltando ao modelo avaliado, destaque para o visual polêmico. Tem gente que achou feio, entretanto muitos gostaram da nova identidade. Seguindo os passos de modelos como Fiat Toro e Citroën C4 Cactus, o SUV da Hyundai tem faróis posicionados abaixo das luzes iluminadas por LEDs – que baseiam a tampa do motor. A grade é cheia de elementos tridimensionais, mas continua com o formato hexagonal de outrora. Beleza é algo relativo, mas é inegável que, com tais credenciais, o modelo fugiu à mesmice da categoria.

Hyundai

Foto: Vagner Aquino

Atrás, a mesma receita de seguir linhas desformes no conjunto óptico. As lanternas têm formato indefinido e é dividida em quatro partes. As rodas são de extremo bom gosto e têm acabamento diamantado e 17 polegadas. Nas demais configurações, entre 16″ e 18″.

Por dentro

Com excelente acabamento e revestimento com couro nos bancos (o do motorista tem até ventilação) e nas portas, a versão Platinum 1.0 do Hyundai Creta se destaca pelo teto solar panorâmico e pela telona de 10,25″. É a maior da categoria. O grafismo não é dos mais atuais, também não tem internet a bordo, como o rival Chevrolet Tracker, mas oferece conexão Apple Car Play e Android Auto e câmera 360 graus.

Hyundai

Foto: Divulgação/Hyundai

No pacote ainda estão freio de estacionamento por botão e painel de instrumentos digital de 7″. Suas cores, inclusive, mudam de acordo com o modo de direção escolhido – vai do econômico ao mais esportivo. A mudança, na prática, não é tão gritante, mas no modo Sport, por exemplo, o carro fica de fato mais agressivo.

Mais equipamentos

Um item diferenciado (porém, nada prático) é o acionamento da câmera externa para mudança de faixa. Funciona assim: quando a seta é acionada, as imagens captadas por câmeras localizadas embaixo dos retrovisores externos captam toda a movimentação. Seria uma espécie de substituto do espelho retrovisor. Mas vai da confiança do motorista. A tecnologia, entretanto, (já usada na Honda) não é tão prática quanto o sensor de ponto cego convencional, por exemplo.

De resto, seis air bags, controles de estabilidade e de tração e sistema de monitoramento dos pneus estão entre os itens de série do Creta Platinum. Para a ergonomia, por fim, o SUV feito na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) tem ajustes de altura e profundidade do volante e regulagem de altura para o banco do motorista (por meio de alavanca).

Hyundai

Foto: Vagner Aquino

Dá pra ver o que acontece ao redor do carro

Mas a tecnologia de ponta não é só mérito da configuração mais cara. A versão aqui avaliada também tem carregador wireless para celular, chave presencial e ar-condicionado automático digital com saídas traseiras.

Tem, ainda, a conectividade Bluelink, que oferece serviços de rastreamento e recuperação veicular. Dá, inclusive, para comandar algumas funções por meio do smartphone, como ajustar a temperatura do ar-condicionado antes de entrar no carro ou mesmo acessar o sistema de câmeras. Sim, dá para ver o que está acontecendo ao redor do carro apenas pelo aplicativo. Mensalidade parte de R$ 29,90.

Ao volante

Produzido sobre a mesma plataforma de antes, que também dá base para os irmãos HB20 e HB20S, o Creta leva sob o capô dianteiro o motor 1.0 Turbo GDI. Com 3 cilindros, gera potência máxima de 120 cv. O câmbio é automático de seis velocidades.

Hyundai

Foto: Vagner Aquino

Durante nossa avaliação foi possível constatar o bom comportamento do conjunto. O torque de 17,5 kgfm, entretanto, deixa um pouco a desejar em determinados momentos. Mesmo já disponíveis a 1.500 rpm, titubeia dependendo da situação. Mas, por mérito do turbo, enche rápido e, quando embala, tem fôlego de sobra.

Um ponto a elogiar é o sistema de suspensões. Mesmo em pisos irregulares, nada de bater seco ou incomodar quem está a bordo. O isolamento acústico também agrada, assim como o espaço entre-eixos de 2,61 metros e o porta-malas, que leva até 422 litros. São 9 litros a menos que o Creta antigo, que se mantém como SUV de entrada da marca na linha Action (R$ 104.590), com o antigo motor 1.6 16V.

Por fim, se você procura economia de combustível, o Creta pode não ser a melhor escolha. Durante nosso teste, o consumo combinado ficou na média de 8 km/l. Não é ruim, mas está longe de ser dos melhores da categoria.

Ficha Técnica – Hyundai Creta Platinum 1.0

Preço: R$ R$ 147.590 (base São Paulo)
Motor: 1.0, 3 cilindros, turbo (Flex)
Potência: 120 (gasolina/etanol) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 (gasolina/etanol) a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de 6 velocidades
Peso (ordem de marcha): 1.270 kg
0 a 100 km/h: 11,5 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Porta-malas: 422 litros

▶︎ Acompanhe o Canal Carsughi no YouTube:

avaliaçaoBrasilChevroletcomportamentoconcorrênciaCretaequipamentosHB20HyundaiitenslistamercadoPlatinumrecheioSUVtrackerturbovendas
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

Anterior
Toyota lança linha 2022 do SW4 com versão Diamond e fim do motor flex; veja os preços
Próximo
Aceleramos um Dodge Dart Funerário nas ruas de SP

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência