Palmeiras e Flamengo levaram a campo, hoje, pela 33ª rodada do Brasileiro, equipes alternativas para grandes jogos. O time alviverde fez clássico contra o São Paulo e foi dominado jogando com reservas. O rubro-negro carioca pegou o Corinthians no Maracanã e venceu bem. As comissões técnicas das duas equipes optaram por poupar titulares visando a final da Libertadores.
Por um lado, é até compreensível preservar atletas. Bruno Henrique deixou o Maracanã com incômodo no joelho — até o fechamento deste texto não houve diagnóstico dos médicos. Por outro, deve-se colocar em discussão o peso dos jogos e do campeonato. O Palmeiras foi dominado pelo São Paulo porque não deu o devido valor ao clássico. A defesa caótica facilitou as ações tricolores no Allianz Parque.
Além disso, é preciso destacar que Flamengo e Palmeiras também brigam pela vice-liderança do Brasileiro — rubro-negros ainda sonham com título, mas é questão de tempo para o Atlético-MG colocar as duas mãos na taça. São R$ 31,3 milhões em disputa, e qualquer ponto desperdiçado nesta reta final de competição pode ser decisivo. O Corinthians sairia no lucro com empate, e o Fla no prejuízo. No último minuto, cariocas tiveram um final feliz.
No jogo do Maracanã, vale destacar a excelente atuação defensiva do Flamengo. O Corinthians pouco assustou, é verdade, mas devido à ótima marcação alta do time da casa — alvinegro tinha muita dificuldade para passar do meio campo — e também porque apresentava muitos buracos no meio-de-campo para a construção de jogadas — especialmente depois que Giuliano saiu. A saída foi apostar em bolas longas para Roger Guedes.
Reservas do Palmeiras desequilibraram o nível da equipe. Os do Flamengo, mantiveram a régua alta. Importante se atentar a esses detalhes pensando nas alternativas que as duas equipes terão para a final do próximo dia 27.