Morreu hoje Sir Frank Williams aos 79 anos. Ele foi um “self-made man”. Sua carreira teve altos e baixos até mesmo do ponto de vista físico, com o acidente de carro em 1986 que o colocou em uma cadeira de rodas.
Nos seus pontos altos, a equipe Williams, fundada por ele e Patrick Head em 1977, que teve momentos de grande fulgor a partir da década de 80, conquistando 9 campeonatos de construtores (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997), além de 7 títulos de pilotos com Alan Jones em 1980, Keke Rosberg em 1982, Nelson Piquet em 1987, Nigel Mansell em 1992, Alain Prost em 1993, Damon Hill em 1996 e Jacques Villeneuve em 1997.
Mas teve também momentos de extrema dificuldade econômica. Lembro-me a esse respeito de tê-lo encontrado no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, onde ele estava tentando vender um belo relógio que tinha no pulso para pagar a passagem rumo a Londres.
De sua origem como piloto, Frank Williams desenvolveu a capacidade de ter um bom relacionamento com seus pilotos, entendendo perfeitamente o momento de aplaudí-los e incentivá-los, ou mesmo percebendo o momento exato para uma reprimenda.
Um dos momentos mais difíceis de sua carreira foi certamente o acidente que custou a vida de Senna e que lhe trouxe também alguns problemas com a justiça italiana pois ficou provado que Patrick Head, co-fundador da equipe, atendendo a um pedido do piloto brasileiro, reduziu o diâmetro da coluna de direção para que ele se sentisse mais confortável no carro. Isso deveria ter sido feito projetando uma nova peça que tivesse, embora com diâmetro menor, a mesma resistência da anterior, utilizando materiais diferentes. Isso não foi feito e fez-se um conserto momentâneo que provavelmente fugia às boas regras da engenharia.
Frank Williams seguiu no comando da equipe até 2012, quando abriu o lugar para sua filha, Claire Williams. Porém, em setembro de 2020, a equipe foi vendida para o grupo norte-americano de investimentos Dorilton Capital e a família deixou de ter qualquer envolvimento com a mesma.
It is with great sadness that on behalf of the Williams family, the team can confirm the death of Sir Frank Williams CBE, Founder and Former Team Principal of Williams Racing, at the age of 79.
— Williams Racing (@WilliamsRacing) November 28, 2021
Em comunicado oficial, Jost Capito, CEO da Williams Racing, escreveu: “Sir Frank foi uma lenda e um ícone do nosso esporte. Seu falecimento marca o fim de uma era para nossa equipe e para a Fórmula 1. Ele foi único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das consideráveis adversidades em sua vida, ele levou nossa equipe a 16 campeonatos mundiais, tornando-nos uma das equipes de maior sucesso na história do esporte. Seus valores, incluindo integridade, trabalho em equipe e uma independência e determinação ferozes continuam sendo nossa essência e são seu legado, assim como o nome da família Williams, sob a qual competimos orgulhosamente.”
Ele deixa um interessante legado no esporte para as novas gerações…