A Honda apresentou a quinta geração do City, batizada de New City. O novo carro é modelo sedã e marca também a estreia da Honda no segmento de hatches com o lançamento do New City Hatchback.
O sedã é maior que sua geração anterior em 53 mm de largura, 94 mm de comprimento e oferece mais espaço para passageiros e bagagem, além do novo motor em alumínio quatro-cilindros aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, ou seja, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão.
O uso do sistema de injeção direta permite maior taxa de compressão e maior otimização da queima da mistura ar/combustível. Isso resulta em muito mais eficiência e potência. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina – com este último combustível, aliás, o New City tem a maior potência do segmento.
O consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do New City sedã na cidade é de 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina e, na estrada, de 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina. O New City Hatchback registrou 9,1 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina. Com tais números, ambos obtiveram classificação A no PBE, dentro de suas categorias.
Acoplado a esse motor vem a já conhecida CVT, de relação continuamente variável, que passou por mudanças, oferecendo agora simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante.
Além do novo motor, a Honda inaugura com eles a presença do Honda Sensing, pacote de equipamentos de segurança e auxílio à condução, que, com base nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada no parte central e superior do para-brisa, o Honda SENSING no New City terá cinco funções: ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão (capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto), LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa, RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista e AHB – Ajuste automático de farol.
Em ambos os modelos, na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
As rodas são de liga leve, com aro de 16 polegadas, em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. As vendas da versão sedã começarão em janeiro de 2022, mas a pré-venda começa em 23 de novembro. Os preços são:
New City EX sedã | R$ 108.300,00 |
New City EXL sedã | R$ 114.700,00 |
New City Touring sedã | R$ 123.100,00 |
*Preço público sugerido para todo o território nacional, exceto Estado de São Paulo e cidade de Manaus
Já as vendas do New City Hatchback começarão em março. Os preços serão divulgados apenas em janeiro, quando se iniciará a etapa de pré-venda do modelo.