O Grande Prêmio do Catar não teve história quanto à indicação do vencedor: Hamilton largou na pole position e não deu chance nenhuma a Verstappen, que foi o 2º colocado, para tentar lutar com ele pela liderança.
Esse segundo lugar foi altamente representativo se lembrarmos que o piloto holandês foi obrigado a largar em 7º lugar pela punição que sofreu por não respeitar as duplas bandeiras amarelas na classificação ontem. Verstappen fez uma boa largada e na 6ª volta, já estava atrás de Hamilton. De qualquer forma, em minha opinião, mesmo largando em 2º, ele não teria tido chances de roubar a vitória de Hamilton, que fez uma corrida de campeão.
O finlandês Bottas, companheiro de equipe de Hamilton, largou mal, caindo de 6º (ele havia se classificado em 3º, mas não respeitou a bandeira amarela da classificação e foi penalizado em 3 posições no grid) para 11º logo na primeira volta. A partir daí, teve uma corrida de recuperação, que foi porém encerrada quando seu pneu dianteiro esquerdo furou e deitou por terra qualquer chance de melhor resultado. Após algumas voltas, teve que abandonar a corrida.
LAP 54/57
Tyre woe for several drivers as Russell, Norris and Latifi all reports problems
A crazy finish to this one with three laps to go in Qatar ?#QatarGP ?? #F1 pic.twitter.com/JZTK13Ik7k
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Não só Bottas teve problemas com seu pneu dianteiro esquerdo, mas as duas Williams de Russell e Latifi também, sendo que esse último foi obrigado a abandonar o carro às margens da pista na volta 53 e causou um Safety Car Virtual da volta 55 até o início da volta 57, a última dessa corrida.
PODIUM FEELS ?
It's been seven years since @alo_oficial celebrated like this in parc ferme – what a moment! ?#QatarGP ?? #F1 pic.twitter.com/4htTYPlRpu
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Independentemente da vitória de Hamilton, deve ser destacada a grande atuação de Alonso, que com um carro, Alpine, inferior a Mercedes e Red Bull, conseguiu subir ao terceiro lugar do pódio, dando uma injeção de entusiasmo ao departamento de competições da Renault, que encontra nisso mais uma razão para justificar o vultuoso investimento que a montadora está fazendo na Fórmula 1, além da vitória de Ocon também nessa temporada na Hungria.
A corrida mostrou também lutas acirradas de Perez com Sainz, Vettel, Leclerc e Ocon, que tiveram o sucesso do piloto mexicano da Red Bull, cruzando a linha de chegada em 4º lugar.
Quanto à Ferrari, a equipe teve que se contentar com o 7º lugar de Sainz e 8º de Leclerc, embora esse resultado esteja consolidando sua 3ª posição no campeonato de construtores desse ano à frente da McLaren.
A próxima corrida será em uma pista nova e inédita na Arábia Saudita, o que impede qualquer prognóstico com relação às características técnicas dos dois disputantes. Atualmente, 8 pontos separam Verstappen de Hamilton no campeonato de pilotos (351,5 contra 343,5). Caso Verstappen ganhe a próxima corrida com Hamilton em 2º, essa vantagem aumentará para 15 pontos, enquanto na hipótese contrária, será reduzida a apenas 1 ponto, sem contar em nenhum dos dois cenários o ponto extra da volta mais rápida.
Confira o resultado completo do Grande Prêmio do Catar:
FINAL CLASSIFICATION: QATAR ?
Lewis wins again and closes the gap – and Fernando's back on the podium ?
What an afternoon in Qatar!#QatarGP ?? #F1 pic.twitter.com/yyQV1BYPmJ
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021