Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaMercedes

Clássico Mercedes 608 D já combateu manifestações em MG

por Renato Bellote 06/11/2021
por Renato Bellote 06/11/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Mercedes-Benz 608 D

Foto: Renato Bellote

Além dos carros existem mais temas e segmentos que atraem minha atenção. O de veículos comerciais e pesados é um deles. Há algum tempo temos matérias com caminhões e ônibus no canal e agora retomamos esse espaço com força total, com foco nos clássicos e modelos que fizeram história.

No início da década de 70 os caminhões disponíveis no mercado brasileiro eram, prioritariamente, a gasolina ou diesel. Um dos exemplos eram os modelos da Ford. O Dodge também trazia essa configuração, ambos utilizando motores V8, os mesmos utilizados nos carros de passeio das respectivas marcas.

A Mercedes-Benz percebeu uma brecha nesse mercado e lançou o 608 D em 1972. O seu grande diferencial era o motor a diesel, que conseguia reunir economia, eficiência no funcionamento e suavidade no desempenho das tarefas diárias para o transporte de mercadorias nas cidades e também regionalmente.

O modelo teve diversas configurações e também ficou conhecido pela sua grande versatilidade. Por essa razão sempre vimos versões com carroceria de madeira, Bao, frigorífico e também algumas outras variações interessantes, tais como carro-forte, transporte de biscoitos e também papa-móvel.

E hoje eu trago pra vocês o Brucutu, essa versão que foi usada pela Polícia Militar de Minas Gerais, em seu batalhão de Choque, para a função de CDC (controle de distúrbios civis). A corporação já havia utilizado anteriormente um Toyota Bandeirante, que também trazia blindagem.

A primeira vista se destaca justamente a blindagem, com destaque para as grades de ferro nas janelas e proteção dos faróis e caixas de roda. Na carroceria é possível observar alguns detalhes, como os buracos para utilização de armas, bombas de gás lacrimogêneo e também o canhão de água no teto da viatura.

Dessa forma o peso aumentava consideravelmente e exigia habilidade do motorista. Com blindagem e mais capacidade para 200 litros de água o total chegava a quase 9 toneladas. De qualquer forma hoje em dia o antigo Brucutu é usado para festas e passeios. Sem dúvida uma aposentadoria tranquila para este velho combatente.

Veja também a coluna passada:

Ferrari 308: ícone italiano


608 dBellotecaminhãodieselMercedesMercedes-Benz
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Fiat Argo é o carro mais vendido em outubro; conheça o top 10
Próximo
Bottas é pole e Mercedes surpreende com dobradinha à frente da Red Bull no México

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência