O Grande Prêmio do México, em programa neste domingo, apresenta uma característica técnica que o torna diferente de todos os demais circuitos incluídos no calendário: a altitude. Os 2240 metros acima do mar da Cidade do México trazem como direta consequência uma sensível perda de potência.
A partir desta constatação, esperava-se que a Red Bull, cujo motor Honda tem uma turbina maior que a utilizada pelo motor Mercedes, pudesse se impor até mesmo com alguma facilidade. Na pista, porém, as coisas correram de forma totalmente diferente.
A Mercedes conseguiu otimizar o rendimento de seu carro e não só conquistou com Bottas a pole position (foi a 19ª pole da carreira do finlandês), como colocou ao seu lado, na primeira fila, Hamilton, ficando para a Red Bull a 2ª fila, com Verstappen e o ídolo local, Perez.
Isso deixa prever uma luta acirrada nas primeiras quatro posições do corrida, sem que se possa contudo indicar um único favorito para a vitória. Claramente, salvo uma clamorosa surpresa, esse vencedor estará entre os quatro já citados.
Nas demais posições, espera-se uma disputa muito forte entre Gasly, os dois pilotos da Ferrari, Sainz e Leclerc, e Ricciardo, da McLaren, que deverão protagonizar interessantes duelos ao longo de toda a corrida. Os pilotos Stroll, Tsunoda, Norris e Ocon receberam punições por troca de motor e largarão do final do grid, enquanto Russell, pela troca da caixa de câmbio, foi punido com -5 posições no grid.
Confira o resultado completo da classificação para o GP do México (sem as punições):