Começaram os testes em Nürburgring com o protótipo do atual Audi Q9, o próximo SUV da marca alemã, que se propõe a aumentar a gama de produtos. O carro foi para a pista camuflado, mas algumas partes do design já são definitivas, como acabamentos e grade da frente.
O Audi Q9 vem para brigar de frente com a Mercedes GLS e o BMW X7. O Q9 vem com três fileiras de assentos e muito espaço interno visando oferecer o maior conforto possível aos seus ocupantes. O conjunto ótico parece oferecer uma identidade nova ao SUV, assim como a traseira.
Não se sabe sobre qual plataforma ele será produzido. A lógica seria que ele usasse a plataforma Mlb do Q7, baseada no motor longitudinal, porém, na China, os SUV’s grandes da Volkswagen (mesmo grupo da Audi), usam o motor transversal Mqb, como existe no Teramont.
Fica então a dúvida e o segredo sobre qual plataforma será usada, visto que qualquer lançamento leva em consideração as premissas de neutralização de emissão de carbono, lançando motores elétricos.
O lançamento está previsto na Europa para 2022.