Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos de produção

por Claudia Carsughi 07/10/2021
por Claudia Carsughi 07/10/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
VW Fox

Foto: Divulgação/VW

O carro da Volkswagen que nasceu com a missão de suceder o Gol, chegou ao mercado em 2003 e acabou se posicionando acima do mesmo e ganhou enorme destaque fazendo muito sucesso e entrando com uma versão com cara de aventureira. Estamos falando do Fox, o grande sucesso da marca que atingiu a maioridade e saiu de linha.

O sucesso foi tamanho que o Fox abriu um segmento, o de hatches aventureiros, quando lançou o Crossfox, que trazia detalhes que faziam o motorista acreditar estar num carro mais esportivo, como faróis auxiliares, estepe pendurado na porta traseira e até um quebra-mato.

O Fox foi projetado e construído aqui no Brasil, na planta de São José dos Pinhais (PR) e atingiu números superiores a 1,8 milhão de unidades, sendo que, aproximadamente 1,3 milhão dele foi vendido para o mercado interno e as outras 500 mil unidades foram exportadas.

Além do Crossfox, o mercado ainda contou com a Spacefox, uma derivada das peruas que era fabricada na planta de Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires. Além dela, teve mais uma perua batizada de SpaceCross.

Um dos motivos do sucesso do Fox foi o fato de ter sido o primeiro modelo da VW a usar o motor 1.0 12V de três cilindros, flex atrelado ao câmbio manual de seis velocidades e foi um dos primeiros carros a receber controles de estabilidade e tração. Depois disso, ele passou pelos motores 1.4 e 1.6, recebendo também transmissão automatizada.

O último Fox saiu da linha de montagem dia 29 de setembro, foi uma unidade vermelha, versão Extreme e valeu até foto dos funcionários ao lado do carro para ficar escrito mais um capítulo de sucesso da Volkswagen. O carro que vendeu mais de 2 milhões de unidades, deu seu adeus!

crossfoxfoxspacecrossspacefoxVolkswagenVW
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Palmeiras assume riscos e leva virada
Próximo
Mercedes-AMG A 35 é hatch com tempero apimentado

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência