O carro da Volkswagen que nasceu com a missão de suceder o Gol, chegou ao mercado em 2003 e acabou se posicionando acima do mesmo e ganhou enorme destaque fazendo muito sucesso e entrando com uma versão com cara de aventureira. Estamos falando do Fox, o grande sucesso da marca que atingiu a maioridade e saiu de linha.
O sucesso foi tamanho que o Fox abriu um segmento, o de hatches aventureiros, quando lançou o Crossfox, que trazia detalhes que faziam o motorista acreditar estar num carro mais esportivo, como faróis auxiliares, estepe pendurado na porta traseira e até um quebra-mato.
O Fox foi projetado e construído aqui no Brasil, na planta de São José dos Pinhais (PR) e atingiu números superiores a 1,8 milhão de unidades, sendo que, aproximadamente 1,3 milhão dele foi vendido para o mercado interno e as outras 500 mil unidades foram exportadas.
Além do Crossfox, o mercado ainda contou com a Spacefox, uma derivada das peruas que era fabricada na planta de Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires. Além dela, teve mais uma perua batizada de SpaceCross.
Um dos motivos do sucesso do Fox foi o fato de ter sido o primeiro modelo da VW a usar o motor 1.0 12V de três cilindros, flex atrelado ao câmbio manual de seis velocidades e foi um dos primeiros carros a receber controles de estabilidade e tração. Depois disso, ele passou pelos motores 1.4 e 1.6, recebendo também transmissão automatizada.
O último Fox saiu da linha de montagem dia 29 de setembro, foi uma unidade vermelha, versão Extreme e valeu até foto dos funcionários ao lado do carro para ficar escrito mais um capítulo de sucesso da Volkswagen. O carro que vendeu mais de 2 milhões de unidades, deu seu adeus!