A Toyota mostrou ontem, dia 29, os detalhes do seu novo veículo elétrico batizado de bZ4X, por enquanto um protótipo de seu modelo eletrificado com a tecnologia BEV (Battery Electric Vehicle). A marca vem trabalhando para oferecer soluções para atingir a neutralidade de carbono reduzindo a emissão de CO2 até 2050.
Para isso, a Toyota está desenvolvendo uma linha inteira de veículos sustentáveis, incluindo HEVs, PHEVs, BEVs e FCEVs e foca em regiões com abundante oferta de eletricidade vinda de energia renovável, como Japão, China e Europa e projeta lançar sete modelos Toyota bZ até 2025. Para isso, o bZ4X vem equipado com painel solar de teto e gera eletricidade equivalente a cerca de 1.800 km de distância de condução por ano.
Outra grande novidade é a função de fonte de alimentação externa. O Toyota bZ4X pode se conectar a um alimentador de energia para fornecer eletricidade de alta produção para casas e eletrodomésticos para atividades ao ar livre e até em casos de desastres e outras emergências.
O bZ4X foi desenvolvido com base nos pilares de criar uma sociedade mais segura, contribuir positivamente para o meio ambiente, oferecer conforto e prazer ao dirigir. Ele é apresentado com um SUV médio do tipo BEV, feito na plataforma BEV dedicada ( desenvolvida em conjunto com a Subaru) que é baseada na e-TNGA, buscando oferecer melhor desempenho de direção por meio de um centro de gravidade baixo e maior rigidez, além de oferecer desempenho de off-road.
Além disso, ele conta com um interior bem espaçoso, oferecendo o maior espaço da categoria para os assentos dianteiros e traseiros, painel de instrumentos baixo, teto panorâmico, painel de instrumentos estofado, vidros com alto isolamento sonoro.
Com relação à segurança, a Toyota oferece o pacote Toyota Safety Sense, uma estrutura de carroceria adaptada para proteger em colisões vindas de qualquer direção. O novo modelo oferece também o melhor desempenho de economia de energia e alcance de cruzeiro durante a condução para uso prático (particularmente em condições de inverno).
A Toyota afirma que seu lançamento está previsto para meados de 2022.