Vendida no Brasil desde o fim do ano passado, a Ram 1500 reúne diversos fãs mundo afora. De olho nisso, a marca lançou três séries especiais da picape. Mas as opções são restritas ao mercado norte-americano. Apresentadas durante a Feira Estadual do Texas, nos Estados Unidos, as novidades oferecem exclusividade em termos de mecânica, visual e equipamentos.
Em síntese, a TRX Ignition Edition é limitada a 875 unidades. No portfólio estão, ainda, a Longhorn SouthFork e (RAM) RED. Todas estarão estarão à venda nos Estados Unidos até o fim do ano. Apesar de divulgada para a imprensa nacional, nada foi dito sobre a possibilidade de comercialização das edições no mercado brasileiro.
Ram 1500 TRX Ignition Edition
A Ram 1500 TRX Ignition Edition tem pintura externa na cor exclusiva Laranja Ignition (foto em destaque). Em relação aos equipamentos de série, tem teto solar panorâmico, head-up-display (projeta informações do quadro de instrumentos no painel) e sistema de frenagem autônoma com reconhecimento de pedestre. Terceira luz de freio iluminada por LEDs e caçamba com ganchos de amarração e revestimento protetor são destaque.
Por dentro, traz costuras em tom Laranja Copperhead e a inscrição “TRX” nos encostos dos bancos. Nesse sentido, detalhes em fibra de carbono acobreada, emblema laranja no console central e tela do quatro de instrumentos com as siglas em alusão à série em Laranja Ignition fazem parte do pacote. Na mecânica, o motor HEMI 6.2 V8 de 711 cv.
Ram 1500 Longhorn SouthFork
Já a Ram 1500 Longhorn SouthFork tem tampa traseira multifuncional (abre para baixo ou para os lados), caçamba com iluminação por LEDs e pneus todo-o-terreno Falken Wildpeak. Além disso, a picape tem divisor de carga, degrau retrátil para subir na caçamba e pedais de metal. No habitáculo, a exclusiva cor Marrom Mountain e almofadas de porta de camurça com partes de couro. Há, por fim, detalhe de filigrana a laser.
Ram 1500 (RAM) RED Edition
A caminhonete está disponível nas configurações Limited Crew Cab. Para se mover, o motor HEMI 5.7 V8 ou EcoDiesel (3.6 V6). Tem grade dianteira com a logomarca RAM em tom vermelho – mesma cor usada nos emblemas laterais e no logo que enfeita o apoia-braços central.
Como é o modelo vendido no Brasil?
No Brasil, a Ram 1500 é vendida na versão Rebel, importada dos Estados Unidos. Partindo de R$ 443.860 (preço referente a São Paulo), a picape conta com o motor V8 5.7 Hemi movido a gasolina que gera 400 cv. São, no entanto, 56,7 kgfm de torque a 3.950 rpm. Para ajudar na missão, tem câmbio automático de oito marchas.
Com tração 4×4, o modelo mede absurdos 5,92 metros de comprimento. Para se ter ideia, a Toyota Hilux mede 5,32 m de uma ponta a outra. No mais,a Ram Rebel tem 2 m tanto na largura quanto na altura. O entre-eixos, no entanto, tem 3,67 m. São 2,5 toneladas de peso. A Ram 1500 Rebel tem 610 kg de capacidade de carga e é capaz de rebocar mais de 5 toneladas.
O visual “esportivado” traz grade dianteira com acabamento preto, assim como as saias laterais e as molduras das caixas de rodas. Nesse sentido, oferece cinco opções de cores para a carroceria. São elas: branca, cinza, prata, preta ou vermelha.
Na lista de série, portanto, traz central multimídia com tela de 12 polegadas (tem GPS integrado, Android Auto e Apple CarPlay), seis air bags, câmera 360º, carregamento wireless para smartphones e quadro de instrumentos com digital de 7″. Além disso, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e de estacionamento e controle de velocidade adaptativo estão no pacote. Tem frenagem autônoma com detecção de pedestres, também.