O Inmetro divulgou essa semana o relatório de seu programa de etiquetagem 2021, informando o consumo de mil modelos de veículos nacionais e importados disponíveis no mercado. O Programa Brasileiro de Etiquetagem existe há mais de uma década e é coordenado pelo Inmetro em parceria com o Conpet, o Ibama, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Meio Ambiente e a Cetesb, e trata de informações sobre consumo de combustível, eficiência energética e classificação do veículo e emissões de CO2, funcionando como uma referência para o consumidor tomar sua decisão de compra.
E o carro que mais se destacou foi o Onix Plus, categorizado como o carro aspirado mais econômico do país, tanto quando abastecido com gasolina, como com etanol.
“O motor do Onix faz parte de uma nova geração de propulsores da GM e conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para oferecer eficiência energética, performance e baixo custo de manutenção. O sistema avançado de gerenciamento eletrônico do veículo ajuda a potencializar os resultados em qualquer condição de uso, na cidade ou na estrada, seja na opção de transmissão manual ou na automática”, explica Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul.
A família de motores que equipa o Onix é a mesma que equipa o Tracker turbo, que também está na lista do Inmetro como o SUV mais econômico de sua categoria. A Chevrolet afirma que é a responsável por estar massificando a adoção do turbo no Brasil, há exatos cinco anos, desde que lançou a segunda geração do Cruze.
“A meta da GM é ser uma empresa neutra em carbono até 2040. Estamos conseguindo reduzir drasticamente a emissão dos nossos veículos a combustão e investimos forte no desenvolvimento dos elétricos de zero emissão”, completa Fanucchi.
Segundo a marca, outros modelos seus também merecem destaque por terem baixo consumo de combustível e aparecem entre os primeiros em suas respectivas categorias, desde a S10 até o Camaro, que oferece a possibilidade de desligar metade dos cilindros do seu potente V8 para poupar gasolina e diminuir as emissões.
Para ter acesso à lista completa, acesse o site do Inmetro.