Mais uma bomba sobre manipulação de dados sobre emissões de poluentes. O caso é sério e vem acontecendo pelo menos desde 2015, quando emergiu o caso batizado pelos americanos de dieselgate, com a Volkswagen sendo acusada de ter falsificado testes de emissões de produtos tóxicos em aproximadamente 11 milhões de carros.
No Brasil, a repercussão desse caso também chegou e o veículo acusado foi a picape Amarok. Mas a Volkswagen continua lutando na justiça para não pagar as multas aplicadas que giram em torno de R$ 1 bilhão ao Brasil e indenização a 17 mil proprietários da picape. No mundo, a Volkswagen já pagou mais e 30 bilhões em euros de multa.
Agora o escândalo atingiu outras marcas, a Mercedes e a Fiat em Portugal. Vale lembrar que na época do dieselgate, surgiram rumores sobre a Fiat afirmando que ela também havia manipulado dados para liberar a venda de seus carros, com índice acima dos aceitáveis.
No entanto, agora em Portugal, as duas marcas foram alvo de ações populares propostas pela Ius Omnibus (associação sem fins lucrativos, criada em março de 2020, com o objetivo de defender os consumidores na União Europeia), acusadas de falsificarem dados de emissões em mais de 100 mil automóveis.
O valor total das ações remonta a um bilhão de euros que, tanto a Fiat Chrysler Automobiles, como a Daimler (proprietária da Mercedes), devem pagar aos proprietários de carros a diesel cujos dados foram forjados. Segundo o Jornal de Negócios, essas ações fazem referência a aproximadamente 57 mil carros da FCA e 60 mil da Mercedes.
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“Através da instalação dos dispositivos manipuladores, a Daimler/Mercedes-Benz obteve a homologação dos veículos afetados, apesar de em condições de utilização normal estes emitirem muito mais quantidade de Óxidos de Azoto (NOx) do que o permitido pelo Regulamento de Emissões, prejudicando a saúde humana e o meio ambiente”, explica a Ius Omnibus no seu website.
No caso das ações populares, os consumidores serão ressarcidos automaticamente. “São representados nesta ação popular todos os consumidores residentes em Portugal titulares de veículos de passeio à diesel das marcas Alfa Romeo, Jeep, Fiat e Lancia”, explica a associação.