Assim como nos relacionamentos, ou nos pratos de comida, uma pitadinha de pimenta tende a tornar as coisas melhores. Com os carros, entretanto, não é diferente. Indo direto ao ponto, estamos falando do Mercedes-AMG A 35, que oferece tempero extra em relação ao convencional Classe A. O preço, de R$ 416.900, também se torna mais salgado. Mas no quesito diversão esse hot hatch dá show.
O modelo, preparado pela AMG (braço esportivo da marca alemã) já chama atenção pelo visual. Bastante ousado, vem com para-choques diferenciados (e mais largos), grade exclusiva com duas lâminas na horizontal, saias laterais e um grande aerofólio traseiro para dar o toque final.
Para exalar sua alta performance tem, ainda, saídas duplas de escape que, além de charme à parte, emitem o ronco característico do motorzão 2.0 turbo com injeção direta de gasolina (veja mais, abaixo). As rodas são de liga leve com 19 polegadas pintadas em preto e com acabamento fosco. Quem as reveste são os pneus 235/35. Os faróis têm iluminação full LED.
Tratamento a bordo
Sabido as características do hot hatch, hora de falar em comportamento. Com boa acomodação e ergonomia perfeita, o AMG A 35 permite ajustes do banco (teclas ficam nas portas) e do volante por meio de comando elétrico. Quem vai atrás, no entanto, não tem muito conforto. Isso é esperado, afinal, trata-se de um hatch esportivo onde a prioridade, definitivamente, não é o passageiro.
O pequeno AMG tem 1.555 kg e um elogiável ajuste dinâmico. A direção tem ótimas respostas e, mesmo em situações de alta velocidade ou curva fechada, o hatch fica completamente na mão. Mérito, também, dos controles de estabilidade e de tração.
Conforme supracitado, o motor é o 2.0 com injeção direta de gasolina. São, no entanto, 306 cv de potência máxima. O conjunto permite gerar 40,8 kgfm de torque. Aparece um pouco tarde, a partir de 3.000 rpm. Mas isso não compromete a agilidade.
Desempenho
Em conjunto com o câmbio automático de 7 marchas (AMG 4MATIC), o hatch é capaz de ir da inércia aos 100 km/h em 4,7 segundos. Para se ter ideia, o Ford Mustang Mach 1 realiza o feito apenas 2 décimos de segundo mais rápido (4,5 s). A direção tem peso na medida. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Para mais vigor, de acordo com a engenharia, o turbocompressor com tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases de exaustão na turbina) permite elevação mais rápida da pressão de alimentação. Isso provoca crescimento mais ágil do torque a partir de baixa rotação, com forte aumento de potência em altas rotações. Sem contar que tem modos de condução selecionáveis – para mais conforto ou mais esportividade.
Com tração integral de série, o AMG A 35 tem distribuição do torque. Ou seja, se adequa às necessidades de uma condução dinâmica, podendo ir da tração dianteira pura até uma distribuição 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro.
Conteúdo
Com tanta potência, impossível não querer pisar fundo – e, de quebra, ouvir o roncão do deste quatro cilindros. Mas, a suspensão rígida e o ângulo de ataque baixo complicam a vida de quem trafega pelo (péssimo) asfalto brasileiro. Pancadas secas e raspadas de ‘nariz’ são inevitáveis.
Entretanto, se por um lado é difícil encarar os obstáculos do caminho, a boa lista de equipamentos pode tornar a vida a bordo mais fácil. No quesito tecnologia, ponto para a inteligência artificial Mercedes-Benz User eXperience (MBUX). Isso pode te ajudar, mas, às vezes, ele se confunde.
No mais, o acabamento é impecável, com couro, black piano e aço escovado. Sem contar os cintos de segurança em tom vermelho, para exalar esportividade. Os bancos AMG Performance têm formato concha e costuras vermelhas, assim como o volante de base reta. Atrás deste último, tem dois displays de 10,2’ cada que formam uma só peça. Os mostradores do quadro de instrumentos podem ter três estilos: Classic, Sport ou Supersport. Para fechar, o hatch tem seis air bags, controles de tração e de estabilidade, iluminação full-LED, ar-condicionado digital e teto solar na lista de série.
FICHA TÉCNICA – Mercedes-AMG A 35 4MATIC
Motor: 2.0 quatro cilindros
Combustível: Gasolina
Potência: 306 cv a 5.800 rpm
Torque: 40,8 kmgf entre 3.000 rpm e 4.000 rpm
Câmbio: Automático 7 velocidades
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 4,7 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)