Depois de anunciar o novo posicionamento da marca incluindo a adoção de novo logotipo, a Kia Brasil anunciou o lançamento do Stonic para a primeira quinzena de novembro e a pré-venda já foi aberta para toda a rede de concessionários com o preço definido em R$ 149.990,00.
“O Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Além do Stonic ter o mesmo motor 1.0 turbo do Hyundai Creta, ele traz associado um sistema híbrido-leve, com consumo médio de 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, abastecido com gasolina, segundo dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Além disso, ele tem freios regenerativos e câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.
Esse motor é o Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,5 kgf/m.
A Kia caminha para ter sete carros elétricos em sua gama até 2027 e o primeiro a ser apresentado foi a apresentação global do Kia EV6. Porém, para o Brasil, a estratégia é de iniciar com versões híbridas, assim como faz a Toyota.
O Stonic é baseado no Kia Rio, mas sofreu algumas alterações no ano passado, oferecendo nova central multimídia com tela de 8 polegadas com espelhamento sem fio para smartphones, faróis em LED, rodas de liga-leve de 16 polegadas e display do painel de 4.2 polegadas.