A Jeep comemora esse ano seu 80º aniversário e, uma das novidades, foi a apresentação nos Estados Unidos do primeiro Jeep Grand Cherokee 4xe eletrificado, ao lado do Grand Cherokee Trailhawk, sua versão que oferece a máxima capacidade off-road. Lembrando que trata-se da quinta geração do SUV que vendeu mais de sete milhões de unidades globalmente e que traz um legado de ser o SUV que mais foi premiado até hoje e agora, traz um novo motor híbrido plug-in totalmente novo.
À medida que a Jeep se move em direção ao seu futuro “Zero Emission Free”, o novo Jeep Grand Cherokee será o Jeep Grand Cherokee 4×4 mais avançado e capaz que já existiu e é produzido no novo Complexo de Montagem de Detroit – Mack Plant, a primeira fábrica construída na cidade em quase três décadas.
“O Jeep Grand Cherokee é um ícone global e levará a marca a uma nova era de recursos 4×4, tecnologia de ponta, recursos premium e eletrificação. Com um equilíbrio perfeito de dinamismo na estrada, capacidade 4×4 e desempenho 4xe, o novo Jeep Grand Cherokee 2022 é o Grand Cherokee mais avançado, luxuoso e capaz de todos os tempos”, disse Christian Meunier, CEO da marca Jeep.
Assim, o novo Jeep Grand Cherokee, graças à nova tecnologia 4xe (PHEV), fornece uma autonomia estimada de 40 km no modo 100% elétrico e um consumo de 24,2 km/l com autonomia combinada de 708 km, além de entregar 375 cv e 637 Nm de torque. Vem com o sistema Uconnect 5 que oferece a primeira tela para o passageiro do segmento, um novo sistema de entretenimento de alta definição para os passageiros traseiros e o sistema Active Driving Assist.
Além disso, ele tem um sistema de som composto por 19 caixas, revestimento interno em couro, mais de 110 recursos avançados de segurança, incluindo o sistema Active Driving Assist para direção automatizada nível 2 com as mãos no volante, bem como as câmeras de 360 graus e de visão noturna.
Disponível nos modelos Grand Cherokee Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve, a tecnologia 4xe combina dois motores elétricos, uma bateria de 400 volts, um motor turbo 2.0 de quatro cilindros e uma transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades para máxima eficiência e capacidade.
Modos de condução
Com os modos E Selec, o motorista do Jeep Grand Cherokee 4xe pode ajustar o motor híbrido para melhor se adequar a cada viagem, seja em trechos off-road ou de longa distância. O condutor seleciona o modo desejado por meio de botões montados no painel de instrumentos à esquerda do volante:
• Híbrido: combina o torque do motor a gasolina de 2.0 litros e o elétrico. O trem de força otimizará a gasolina e a energia da bateria e fornecerá a melhor combinação de eficiência de combustível e desempenho.
• Elétrico: funciona com energia elétrica e zero emissões até que a bateria atinja a carga mínima ou o motorista solicite mais torque (por exemplo, pressionando totalmente o pedal do acelerador). Ambas as ações acionam o motor a gasolina.
• eSave: prioriza o motor a gasolina, economizando carga da bateria para uso posterior. Neste modo, o motorista também pode escolher entre Economia de bateria e Carregamento de bateria por meio do Hybrid Electric Pages da tela de toque de gerenciamento do Uconnect 5.
Independentemente do modo selecionado, o Grand Cherokee 4xe opera como um híbrido quando a bateria se aproxima de seu estado mínimo de carga. Além disso, quando o motorista pisa no freio, a frenagem regenerativa é acionada para desacelerar o carro, além de poder contar obviamente com os freios tradicionais,
O novo Jeep Grand Cherokee chegará às concessionárias norte-americanas no último trimestre de 2021, enquanto o Jeep Grand Cherokee 4xe chegará no início de 2022.