O mercado, desde a pandemia, vem mostrando números muito diferentes do que acontecia normalmente. Quando se comprava um carro zero km, o natural era que, depois de um ano, ele obtivesse um número x de desvalorização. Porém, no cenário que estamos vivendo da falta de insumos para a indústria, no caso da automotiva em particular, a falta de semicondutores, o mercado parou algumas vezes os turnos de produção por falta de material e, algumas vezes, vendeu carros faltando a central multimídia, como o fez por exemplo a Volkswagen.
Assim, vimos o mercado de seminovos e usados crescer, pois a busca por um carro migrou para esse setor e, ao invés de desvalorizar, os carros dessa categoria obtiveram valorização. Esse foi o caso da Ford Ranger, que obteve 16,1% de valorização sobre o ano anterior, ocupando o segundo lugar em crescimento do mercado, ficando atrás apenas do Hyundai HB20.
Esses dados foram divulgados pela Agência Autoinforme, que está em sua 8ª edição e publica anualmente os resultados de sua pesquisa, atribuindo aos vencedores o Selo Maior Valor de Revenda – Autos. A pesquisa comparou os preços dos carros em setembro de 2021 contra o mesmo modelo zero km de outubro de 2020 e contou com os 126 veículos mais vendidos do Brasil.
“Esse prêmio tem um significado muito importante para nós, que trabalhamos para melhorar constantemente todos os aspectos do produto, e também para os clientes da Ranger. Porque ele é um reflexo direto da qualidade e do quanto a Ranger é valorizada por quem conhece e usa a picape no dia a dia, no seu trabalho e no seu lazer”, agradeceu Antônio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford.
Segundo a Ford, a Ranger venceu porque traz diferenciais como oferecer conectividade de série em toda linha, possibilitando o acesso remoto através do aplicativo FordPass, além de itens de segurança como alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.