Após uma temporada sem receber a Fórmula 1 por conta da pandemia do Covid-19, os Estados Unidos finalmente retornaram ao calendário da categoria para a corrida no Circuito das Américas em Austin, Texas, com o Grande Prêmio dos Estados Unidos que acontecerá nesse domingo (24).
Como o bom espetáculo que os norte-americanos gostam, os pilotos não poderiam ficar de fora e, diferente da maioria dos Grandes Prêmios onde um ou outro piloto usa um capacete diferente do usual, veremos metade do grid aderindo aos designs especiais durante esse fim de semana!
Confira abaixo os pilotos que adotaram capacetes especiais para esse GP:
Valtteri Bottas
O capacete do piloto finlandês foi inspirado no mural Historic 6th Street de Austin, pintado originalmente por Sanctuary Printshop em 2012. Assim, Bottas homenageia a cidade, que é bastante conhecida por ser a “capital mundial da música ao vivo” e pela sua arte de rua.
George Russell
Russell, piloto da Williams, se inspirou na indústria cinematográfica estadunidense e na estética de Velho Oeste, adotando um capacete com uma pintura imitando madeira, tendo destaque para uma estrela central, um distintivo que o denomina como “Xerife GR”, ou seja, Xerife George Russell.
Daniel Ricciardo
O australiano homenageia seu ídolo Dale Earnhardt Sr, lenda estadunidense da NASCAR que sofreu um acidente na última volta das 500 Milhas de Daytona de 2001 que tirou sua vida. Ricciardo também terá a oportunidade de pilotar o Chevrolet Wrangler Monte Carlo 1984 #3 de Earnhardt nesse sábado, após ganhar uma aposta com Zak Brown, diretor da McLaren e atual proprietário do carro, de que conseguiria pelo menos um pódio nessa temporada.
Mick Schumacher
O atual piloto da Haas e filho de Michael Schumacher, Mick, leva uma estética envelhecida e a bandeira do Texas em seu capacete especial para esse Grande Prêmio, estado onde a família alemã tem um rancho dirigido atualmente por Corinna, esposa de Michael e onde está localizado o Circuito das Américas.
Lando Norris
Na mesma pegada que Schumacher, Norris traz a bandeira norte-americana com uma estética rústica em seu capacete. Além disso, na lateral, está estampada uma letra “M” estilizada, a mesma que a equipe McLaren adotou para o GP dos Estados Unidos, tendo como referência o futebol americano.
Yuki Tsunoda
O piloto japonês usaria esse capacete para o GP do Japão, sua corrida em casa, para homenagear o último ano da Honda na F1. Mas como essa corrida foi cancelada, Tsunoda decidiu usá-lo nos Estados Unidos. O conceito é o Outono e como ambos os países ficam na hemisfério norte, a proposta encaixou.
Lance Stroll
Dentre alguns designs, os fãs de Stroll votaram e escolheram esse para ele usar nesse fim de semana: o sistema solar! Curiosamente, o responsável por desenvolver esse design, Mark Antar, contou em seu Twitter que os planetas do capacete foram colocados nas posições exatas em que eles estarão alinhados no dia da corrida (24/10/2021).
Fernando Alonso
A pintura especial do capacete do espanhol não faz referência aos GP dos Estados Unidos, mas tem o objetivo de chamar atenção e arrecadar doações para as vítimas e pessoas afetadas pelo vulcão Cumbre Vieja em La Palma, que entrou em erupção em setembro.
Charles Leclerc
Em homenagem ao aniversário de 20 anos da marca de relógios de luxo Richard Mille, parceira da Ferrari, Leclerc traz as cores da marca junto com um desenho especial no topo e nas laterais do capacete que imita as engrenagens de dentro de um relógio. Em vídeo, o piloto aproveitou para agradecer ao proprietário, Richard, por apoiá-lo há 10 anos.
Nikita Mazepin
O piloto russo chega ao GP dos Estados Unidos com um capacete imitando uma textura de pele de cobra, além de brincar com o logotipo da Haas, inserindo um chapéu de cowboy na lateral e dois chifres na frente, remetendo a alguns símbolos conhecidos no estado do Texas. Há também uma ferradura de cavalo como símbolo de sorte.