Tite divulgou a lista de jogadores que defenderão a Seleção nos dias 11 e 16 de novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Entre os destaques da lista estão as voltas de Phillipe Coutinho e Firmino e a ausência de jogadores que atuam no Brasil.
Tite deixou um ponto muito claro em sua coletiva. A vaga seria de Éverton Ribeiro, mas pelo acordo com a CBF, de não prejudicar as equipes na reta final do Brasileiro, optou pelo meia do Barcelona. Por mais que haja um preferido para articulação da equipe, Coutinho ganha nova oportunidade de mostrar, neste retorno, que pode conquistar seu espaço no grupo.
Sobre Firmino, a excelente fase no Liverpool o credencia para retornar à Seleção. Nas últimas nove partidas, marcou seis gols e deu uma assistência. Os números são espetaculares, mesmo se tratando de início de temporada.
E se for analisar “momento”, é preciso entender melhor a ausência de Vinícius Jr. Um dos principais nomes do Real Madrid no último mês, o ponta-esquerda ficou de fora da relação por conta dos ótimos momentos de Anthony e Raphinha — segundo Tite. A diferença é justamente que a dupla aproveitou muito bem suas oportunidades que tiveram pela Seleção e, para o treinador, isso conta mais do que o bom momento que o jogador vive pelo clube que defende.
Tite poderia aumentar a concorrência entre os pontas. A meu ver, esse foi o único ponto falho. Por outro, o acordo com a CBF, de não convocar jogadores do futebol brasileiro, foi totalmente acertada.
Embora interrompa, de certo modo, a sequência do trabalho no ano, por outro lado, dá novas oportunidades para a definição do grupo que vai ao Mundial.