Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Ekonk, o carro elétrico mais leve do mundo, é apresentado por startup indiana

por Claudia Carsughi 27/10/2021
por Claudia Carsughi 27/10/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ekonk, o carro elétrico da Vazirani Automotive

Foto: Divulgação/Vazirani Automotive

A Índia também está de olho na produção de veículos elétricos e uma startup de lá, chamada Vazirani Automotive, com sede em Mumbai, construiu um carro elétrico que, segundo eles, é o mais rápido que já conseguiram produzir.

Ele se chama Ekonk, o hipercarro elétrico cujo motor entrega 722 cv de potência, pesa 738 kg e faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. A refrigeração da bateria é feita através de uma solução inovadora, ela usa uma técnica chamada DiCo que permite que as baterias sejam refrigeradas com ar, sem precisar do uso do líquido de resfriamento. Vazirani afirma que essa tecnologia torna seu EV mais leve, rápido, seguro e econômico, além de aumentar seu alcance.

Para ter o carro leve, a carroceria foi totalmente feita em fibra de carbono, o que ajuda muito a ter o peso reduzido. Além disso, ele foi projetado para ter a melhor aerodinâmica possível, com um dos menores coeficientes de arrasto e esta é a principal razão pela qual as rodas traseiras são cobertas.

Ekonk, o carro elétrico da Vazirani Automotive

Foto: Divulgação/Vazirani Automotive

O estudo feito para o Ekonk, serve de base para implementar os dados obtidos na produção do Shul, o primeiro carro conceito da Índia que foi apresentado no Goodwood Festival no Reino Unido. Pode ser que Vazirani decida produzir em série o Ekonk, numa série limitada para seus clientes.

“Ekonk” significa, nas escrituras indianas, “o início da luz divina”. Para a montadora, esse VE marca o início de uma nova era para a montadora. “Com o advento dos veículos elétricos, as empresas ao redor do mundo precisam começar a partir de uma tela em branco. Este é o momento perfeito para a Índia inovar, desenvolver e ser pioneira nesta era EV”, disse Chunky Vazirani, fundador e CEO da Vazirani-Automotive.

ekonkelétricoeletrificaçãostartupvazirani
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Range Rover estreia eletrificado em sua 5ª geração, com visual sofisticado e opção de 7 lugares
Próximo
Fiat Pulse vende quase uma unidade por minuto desde que foi lançado

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência