A Índia também está de olho na produção de veículos elétricos e uma startup de lá, chamada Vazirani Automotive, com sede em Mumbai, construiu um carro elétrico que, segundo eles, é o mais rápido que já conseguiram produzir.
Ele se chama Ekonk, o hipercarro elétrico cujo motor entrega 722 cv de potência, pesa 738 kg e faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. A refrigeração da bateria é feita através de uma solução inovadora, ela usa uma técnica chamada DiCo que permite que as baterias sejam refrigeradas com ar, sem precisar do uso do líquido de resfriamento. Vazirani afirma que essa tecnologia torna seu EV mais leve, rápido, seguro e econômico, além de aumentar seu alcance.
Para ter o carro leve, a carroceria foi totalmente feita em fibra de carbono, o que ajuda muito a ter o peso reduzido. Além disso, ele foi projetado para ter a melhor aerodinâmica possível, com um dos menores coeficientes de arrasto e esta é a principal razão pela qual as rodas traseiras são cobertas.
O estudo feito para o Ekonk, serve de base para implementar os dados obtidos na produção do Shul, o primeiro carro conceito da Índia que foi apresentado no Goodwood Festival no Reino Unido. Pode ser que Vazirani decida produzir em série o Ekonk, numa série limitada para seus clientes.
“Ekonk” significa, nas escrituras indianas, “o início da luz divina”. Para a montadora, esse VE marca o início de uma nova era para a montadora. “Com o advento dos veículos elétricos, as empresas ao redor do mundo precisam começar a partir de uma tela em branco. Este é o momento perfeito para a Índia inovar, desenvolver e ser pioneira nesta era EV”, disse Chunky Vazirani, fundador e CEO da Vazirani-Automotive.