Clube inglês foi adquirido por um fundo saudita e já prevê investimentos que ultrapassam 1 bilhão de euros
Uma das principais notícias no site Jornalesportes recentemente foi a aquisição do Newcastle, tradicional clube inglês, por um fundo saudita por 305 milhões de libras, 2,3 bilhões de reais. Agora, o consórcio que gerencia a equipe já planeja contratações de peso para a próxima temporada. Nomes como Philippe Coutinho, atualmente no Barcelona, e Keylor Navas, goleiro do Paris Saint Germain, estão entre os nomes especulados pela imprensa europeia.
De acordo com os primeiros rumores, os investimentos do fundo saudita giram em torno dos 190 milhões de libras (1,4 bilhões de reais) para gastar. As contratações poderão começar já na janela de inverno do futebol europeu, em janeiro de 2022, com jogadores que estejam ‘encostados’ em seus clubes, mas com potencial de rendimento em uma nova casa.
Apoiado por 93% da torcida, o aporte financeiro com origem saudita levanta uma série de contestações extracampo, em razão das denúncias de crimes contra os direitos humanos cometidos pelo governo da Arábia Saudita. Apesar disso, a empresária Amanda Staveley, que detém 10% do clube inglês, já sonha com os títulos no futuro.
“Nosso plano é conseguir títulos em um prazo de 5 a 10 anos. Estamos orgulhosos de fazer parte da Premier League, a melhor liga do mundo, e o Newcastle United é a melhor equipe do mundo. Ganhar troféus requer paciência, investimento e tempo. Queremos que todos trabalhem conosco para construir o clube para o que ele merece ser”, disse ela em nota oficial.
A primeira contratação pode ser do brasileiro Philippe Coutinho. Aos 29 anos, o jogador luta para fugir das lesões e retomar o bom futebol dos tempos de Liverpool. Apesar de não ter engrenado com a camisa do Barça, o brasileiro é visto como peça importante no futuro do Newcastle. O Barcelona, que vive grave crise financeira, não faria oposição ao negócio.
Outro nome que pode pintar é o de Lautaro Martinez, atualmente na Inter de Milão. Considerado um dos melhores atacantes da Série A, o futuro do argentino no Inter está indefinido já que as negociações para a renovação do seu contrato estão paralisadas.
Menos conhecido do que os anteriores, Donny van de Beek é um jovem de 24 anos que apareceu bem no Ajax, mas que ainda não encontrou seu melhor futebol no Manchester United. O meio-campista está disposto a mudar de clube para jogar mais, e o Newcastle pode ser uma saída para que isso aconteça.
Além de Van de Beek, outros nomes do Manchester United têm sido especulados como possíveis reforços do Newcastle. São eles: Jesse Lingard, Anthony Martial e Eric Bailly, todos sem espaço no time comandado por Solskjaer.
No gol, a intenção do novo rico é contratar Keylor Navas. O costa-riquenho não engoliu o fato de o PSG ter contratado Donarumma, goleiro italiano campeão da última Eurocopa, algo que gerou mal estar dentro do elenco. Navas se sentiu desprestigiado e pode ganhar novos rumos em um futuro breve.
Para comandar esse esquadrão, especula-se a chegada do português José Mourinho. Ele disse recentemente ter uma ‘ligação emocional’ com o clube. Outro nome sondado foi o do ex-jogador Steven Gerrard. Nenhum dos dois foi confirmado até o momento.
Tradicional no futebol inglês, o Newcastle vive uma escassez de títulos. A última vez que o clube faturou o campeonato inglês foi em 1927. Nos anos 1990, o clube viveu bons momentos, sobretudo a partir das atuações do atacante Alan Shearer, mas ainda assim não conseguiu sair da fila. Os novos reforços podem mudar esse cenário.