Carro blindado virou uma necessidade, principalmente para quem mora nas grandes capitais e tem preferencialmente carros premium. Até mesmo no interior, temos visto ações de uma ousadia única dos assaltantes que deixam até a polícia sem ação.
Porém, o custo de um carro zero km blindado é alto e não é acessível à grande parte da população. Assim, uma alternativa é migrar para a compra de carros usados blindados, mas como saber se de fato a proteção é efetiva? Afinal de contas, ninguém sabe exatamente por quais condições o carro passou.
Entrevistamos o gerente comercial da BSS (importante blindadora de São Paulo), André Rogério e ele explica (vídeo acima) como comprar um blindado usado sem entrar numa furada.
Vários itens devem ser observados e um deles é o tipo de material de que é feita a blindagem. Carros mais novos são blindados com manta de aramida ao invés das tradicionais chapas de aço (que fazem com que a blindagem seja efetiva porém adicionam muito peso ao carro). A aramida tem uma trama composta de fios entrelaçados e por sua vez cada fio é um conjunto de filamentos que possuem diferentes resistências mecânicas, dependendo da origem e procedência.
+ Leia também:
Assim, uma manta mais “grossa” e/ou mais pesada não significa necessariamente ser mais resistente ao teste balístico. Vale saber também que toda malha de aramida é higroscópica, isso significa que absorve água e desse forma leva à perda de eficiência contra as balas. Para evitar esse problema, a BSS coloca entre as camadas de aramida uma camada de neoprene para que ela fique impermeável.
Além das partes como as portas (que contém a maior parte de aramida na blindagem), os vidros também são de suma importância e todos os componentes do kit dele são fabricados com a lâmina de aço inoxidável “engastada”, comumente chamada de Steel Glass, eliminando assim o uso do aço soldado à carroceria, podendo diminuir em até 50 kg o peso da blindagem. Isso proporciona um menor consumo de combustível, impede o desgaste precoce das pastilhas de freio e da suspensão.
Enfim, carro blindado usado é uma ótima opção, basta saber o que deve ser observado antes de realizar a compra.