A Xiaomi, a gigante do mercado de tecnologia, já havia anunciado que iria produzir carros, porém sem fornecer nenhuma data. Ontem, ela oficializou que vai iniciar a produção de carros elétricos no primeiro semestre de 2024. Quem fez o anúncio foi o CEO da marca, Lei Jun, durante uma reunião e mais tarde, a informação se propagou pelas redes sociais. Nesse crescente mercado, a Apple também anunciou que pretende lançar um carro totalmente elétrico em 2024.
Logo após o anúncio, as ações da marca, cotada na Hong Kong Stock Exchange, subiram 5%, chegando cada uma a 22,50 dólares. No mês passado, a Xiaomi finalizou o registro oficial de negócios da sua unidade de veículos elétricos, de acordo com informação da agência Reuters. A marca anunciou que a nova unidade de carros elétricos foi inaugurada com um investimento de 1,31 bilhões de euros e que seu representante legal será o CEO Lei Jun.
Um dos diretores executivos da marca afirmou que a aposta nos EV (carros 100% elétricos) iria marcar “seu último grande projeto empresarial”. Assim, a Xiaomi já iniciou o processo de recrutamento, tendo contratado perto de 300 trabalhadores para sua unidade EV. Até o momento, já entrevistou mais de 2.000 pessoas, além de ter visitado vários possíveis parceiros.
No entanto, não foi revelada a estratégia que a marca irá usar para a construção do carro, tampouco qual carro pretende produzir. Sabe-se que, no fim de agosto desse ano, a Xiaomi adquiriu a startup Deepmotion, que desenvolve veículos de condução autônoma.