Começou hoje o Salão Internacional do Automóvel Mobility 2021, na cidade de Munique, Alemanha. E a Volkswagen, marca alemã, não poderia ficar de fora do primeiro dia e anunciou um importante para a transformação para a mobilidade elétrica com sua estratégia denominada “accelerate”, que visa tornar a mobilidade sustentável para um número maior de pessoas a partir de 2025, dois anos antes do que havia planejado.
Assim, foi apresentado um dos modelos da família ID para o segmento de carros pequenos, que deve custar cerca de 20 mil euros para o mercado europeu.
Trata-se do ID. Life, um carro urbano, 100% elétrico e centrado totalmente em CX (na experiência do cliente). Ele junta features de extrema importância para seu público, como digitalização e sustentabilidade. Assim, ele pode se tornar um mini cinema ou uma central de jogos,pois conta com um console de vídeo game e um projetor ou ser apenas um lugar para relaxar, pois os assentos podem ser totalmente dobrados. Os espelhos interno e exteriores são substituídos por câmeras e um display.
“O ID. Life é nossa visão para uma próxima geração da mobilidade urbana totalmente elétrica. O carro conceito dá uma antevisão de um modelo ID. do segmento dos carros pequenos que vamos lançar em 2025, com preço em torno de 20 mil euros. Isso significa que estamos tornando a mobilidade elétrica acessível para ainda mais gente”, afirma Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen. “Ao criar o ID. Life, focamos consistentemente nas necessidades dos clientes mais jovens. Acreditamos que, ainda mais do que hoje, o carro do futuro terá tudo a ver com o estilo de vida e a expressão pessoal. Os clientes de amanhã não vão querer simplesmente ir de A para B: eles estarão muito mais interessados nas experiências que um carro pode oferecer. O ID. Life é nossa resposta para isso.”
Design clean
Para agradar seu público, O ID. Life tem um design de muita qualidade porém clean, sem elementos decorativos ou materiais complexos. Ao olharmos para ele, somem aqueles vincos na carroceria que tanto são usados para dar um ar mais musculoso à carroceria e se sobressaem as linhas retas.
No movimento da sustentabilidade, a Volkswagen já trabalha com produtos reciclados, como aquele que é usado para compor o teto que é feito de um tecido com câmaras de ar, podendo ser retirado e deixando o carro ainda mais leve.
Continuando a falar dos materiais, na camada transparente da carroceria, fragmentos de madeira são usados como agente colorizador, juntamente com um endurecedor com base biológica. Para os pneus, a VW usa óleo biológico, borracha natural e casca de arroz.
Motorização
A base em que está sendo construído o ID. Life é a conhecida plataforma modular elétrica da VW (MEB), que serve tanto para carros pequenos como para vans.
“O ID. Life comprova mais uma vez a flexibilidade única da MEB. A plataforma serve para veículos de todos os tipos, desde carros pequenos até vans”, afirma Thomas Ulbrich, membro do conselho de direção da marca Volkswagen encarregado do Desenvolvimento. “É a arquitetura mais escalável da indústria. Estamos apenas começando a explorar o potencial da MEB. Desempenho, capacidade de carga e autonomia vão continuar melhorando a cada novo modelo e atualização de software.”
Esse projeto é o primeiro em que um veículo baseado na MEB tem tração dianteira. Com seu motor de 172 kW (234 CV), o ID. Life acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, enquanto sua bateria de alta voltagem de 57 kWh possibilita uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros (WLTP).