A Toyota do Brasil anunciou que, a partir de janeiro de 2022, sua planta industrial de Sorocaba, interior de São Paulo, vai produzir em três turnos. Essa iniciativa visa aumentar a produção do Yaris, Etios (que é produzido para exportação) e do Corolla Cross, para atender à crescente demanda por esses produtos.
Havíamos anunciado que a Toyota tinha sido uma das últimas a ser afetada pela falta de semicondutores, e de fato foi, mas não escapou ilesa da diminuição de ritmo, pois faltaram outros insumos que fizeram com que a marca desacelerasse sua produção.
Agora, com essa nova perspectiva, operando por 24 horas em Sorocaba, a Toyota vai elevar em 25% seu volume anual de produção, subindo de 122 mil para 152 mil unidades, podendo assim atender a maior demanda que vem recebendo especialmente pelo Corolla Cross, que é produzido aqui e comercializado em 22 países da América Latina.
Com relação à geração de novos empregos, começa agora, em setembro a contratação para o 3º turno e serão cerca de 450 novas vagas para Sorocaba e 50 outras vagas para as outras unidades da Toyota. A marca afirma que esse crescimento se estende à cadeia de fornecedores, que prevê 350 novos postos de trabalho.
“Trabalhamos duro para criar esse momento importante da história da Toyota no Brasil. Ele está sendo possível graças à excelente integração que fizemos com todos os públicos envolvidos nessa iniciativa – colaboradores, sindicato, fornecedores, concessionários e governo. Além disso, tenho certeza de que esses 850 empregos diretos e indiretos que serão gerados impactarão positivamente a sociedade brasileira nesse período tão delicado que todos vivemos”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.