A Subaru apresentou, no último dia 10, o novo WRX 2022 com mudanças no design e desempenho. A nova motorização é um motor Boxer turboalimentado de 2.4 L que entrega 271 cv de potência a 5.600 rpm e 35,6 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma nova transmissão automática. Ele é construído na Plataforma Global Subaru, que oferece maior segurança, dinâmica aprimorada e reduções de ruído, vibração e aspereza.
Além da versão já conhecida, a Subaru adicionou um versão GT topo de linha, com nova transmissão automática, chamada de Subaru Performance Transmission. Ele vem com novos amortecedores controlados eletronicamente que permitem adaptar o desempenho dinâmico às preferências do motorista, com as opções de configuração para os modos Conforto, Normal e Esporte. O Drive Mode Select também oferece opções adicionais para configurar a sensação de direção, configurações de amortecimento, configurações de SI-Drive e muito mais, com até 430 opções de personalização diferentes.
A transmissão automática incorpora controle de mudança adaptativo que pode responder rapidamente para realizar reduções de marcha correspondentes à rotação durante a frenagem, manter a relação ideal nas curvas e responder mais rápido na saída da curva. A faixa de cobertura da relação total foi ampliada e as relações de marcha “fixas” mais baixas foram revisadas para melhorar a aceleração e a resposta.
A operação do motor e da transmissão automática podem ser adaptadas às preferências do motorista com três configurações diferentes para o SI-Drive Performance Management System. Para envolvimento adicional do motorista, um modo manual de 8 velocidades pode ser acessado usando paddle shifts no volante.
Design
O novo WRX vem com um visual mais agressivo e arrojado, com a grade hexagonal combinada com faróis em LED e uma ampla abertura do capô frontal para enfatizar o visual amplo e baixo. As rodas são de liga leve de 17 ou 18 polegadas, com freios a disco ventilados nas quatro rodas. A tampa do deck traseiro tem um spoiler de baixo perfil integrado na cor da carroceria. As lanternas traseiras são projetadas para brilhar com uma aparência que lembra um magma vulcânico.
Interior
A parte de dentro é de cor preta com costura contrastante em vermelho e traz detalhes em fibra de carbono.
O volante é revestido em couro e multifuncional com botões integrados para áudio, reconhecimento de voz e controle EyeSight. Os vidros elétricos são automáticos, o banco traseiro é rebatível com divisão 60/40.
O sistema multimídia é o Subaru Starlink, integrado ao cockpit com tela de alta resolução sensível ao toque, full HD de 11,6 polegadas no estilo tablet, assim como a Volvo traz em seus carros. O sistema de som é o conhecido Harman Kardon de 11 alto-falantes e um amplificador equivalente HK 504 watts.
Segurança
Várias funções de segurança ativa estão presentes no WRX como o assistente de saída de faixa, direção automática de emergência recém-disponível que funciona em conjunto com o Sistema de frenagem pré-colisão para auxiliar no controle de direção para ajudar a evitar uma colisão em velocidades abaixo de 80 km/h.
Para os apaixonados pelo WRX, logo no início de 2022 ele estará disponível nas lojas Subaru para o mercado norte-americano. Ainda não há notícias de quando deve chegar por aqui.