Numa pista de alta velocidade como é a de Monza, a “pré-classificação” para o Grande Prêmio da Itália, a ser disputado domingo, evidenciou a potência do motor Mercedes, que permitiu à equipe alemã obter os dois primeiros lugares. Pode até surpreender que o melhor resultado tenha sido de Bottas, que já está de armas e bagagens prontas para chegar na próxima temporada à equipe Alfa Romeo.
Hamilton, de qualquer forma, não pareceu incomodado com essa situação, talvez acreditando que amanhã possa invertê-la. Quanto ao Verstappen, hoje com o 3º melhor tempo, há muita expectativa para ver o que poderá extrair de sua Red Bull na classificação Sprint de amanhã.
Em resumo, a única coisa que se pode pensar é que, se não ocorrerem surpresas amanhã, domingo teremos uma acirrada luta entre as duas Mercedes e a Red Bull, sem possibilidade da intromissão de qualquer outro disputante. Deve-se lembrar, contudo, que a McLaren, dotada de motor Mercedes, nesta pista pelo menos tem boas chances de um excelente desempenho e não seria totalmente surpreendente encontrar domingo uma delas no pódio. Norris conseguiu hoje o 4º melhor tempo e Ricciardo, o 5º.
A pista de Monza oferece boas oportunidades de utilizar o vácuo do carro que vai à frente, mas se chegar muito perto, a turbulência criada acaba anulando essa vantagem e tornando extremamente difícil a pilotagem do carro. Isso pode se refletir em alguma dificuldade de ultrapassagem embora não seja de todo determinante.
Confira o grid de largada para a classificação Sprint desse sábado (definido na classificação de hoje):