Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Fuskombi: projeto inusitado chama atenção pela rua

por Renato Bellote 01/09/2021
por Renato Bellote 01/09/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Fuskombi

Foto: Renato Bellote

Olhe com atenção. Afinal, é um Fusca ou uma Kombi? Na verdade uma mistura dos dois em um projeto tão bem executado que parece realmente saído de fábrica. A Volkswagen poderia ter tido esta ideia, não é mesmo?

A perua Kombi foi o primeiro modelo fabricado pela marca no Brasil. A sua história com muitas décadas escreve um capítulo importante na trajetória da Volkswagen no país, além de ter feito parte da vida de milhares de pessoas em todos esses anos.

Já o Fusca dispensa apresentações. Ele começou a ser montado por aqui, ainda no sistema chamado de CKD, no início da década de 50. E em 1959 passou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo. E daí passou por algumas evoluções até chegar ao seu desfecho com a versão Itamar.

Voltando ao projeto ele traz um trabalho de quase quatro anos. Inicialmente nasceu da paixão do proprietário da oficina Garage Web pela Vemaguete de seu pai. Porém queria ter a confiabilidade do motor boxer a ar. Dessa forma juntou as duas coisas em uma, gerando algo com estilo DKW e, ao mesmo tempo, confiabilidade mecânica alemã

Guiar o modelo também gera aquela mesma dúvida à qual me referi no início. Olhando pelo retrovisor ou sobre o banco para alguma manobra vemos a grande área envidraçada, típica da Kombi, porém em um nível mais baixo, tipicamente um Fusca. Estante curioso.

Outra coisa interessante ao rodar com ele pela rua é a atenção que desperta nos demais motoristas. Muita gente elogia, acena ou simplesmente olha com certo ar de incredulidade. Mesmo para quem não é um profundo conhecedor da linha Volkswagen vem à mente uma ideia de que nunca viu algo parecido.

Debaixo do capô temos um motor com 1300 cm³ de cilindrada mais do que suficiente para os passeios de final de semana. O acabamento também merece elogios, assim como as emendas da adaptação, extremamente bem feitas. Agora vamos atrás de outra coisa inusitada: um Fusca com quatro portas.

Leia também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2021/08/ford-ltd-landau-requinte-sobre-rodas/

BelloteFuscafuskombigaragem do belloteKombiVolkswagenVW
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Janela se fecha, e futebol brasileiro fica mais competitivo
Próximo
Jeep Commander e Hyundai Creta atendem dois extremos entre os SUVs

Você também pode gostar...

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa