A Mobiauto, start-up do setor automotivo que virou um dos três maiores marketplaces de carros usados no Brasil, fez uma pesquisa para apurar quais são os modelos 2021 das 13 principais marcas que mais cresceram em vendas, num total de 555 modelos e versões, e explica que usou 13 marcas pelo fato das mesmas serem responsáveis por mais de 95% dos emplacamentos no Brasil.
Os carros usados vem ganhando expressiva valorização em função da crise de falta de insumos que atingiu o setor automotivo em 2021 e da seguida alta de preços dos carros zero km. Assim, a Mobiauto apurou que os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, modelos 2021, proporcionaram uma valorização média – entre janeiro e agosto deste ano – de 15,97%.
Como resultado da pesquisa, os seminovos da Hyundai tiveram a maior alta (20,2%), seguidos de Honda, Toyota, Fiat, Nissan, Jeep, Volkswagen e Chevrolet e os modelos da CAOA Chery, Ford, Renault, Peugeot e Citroën apontaram índices inferiores à média do mercado.
“O levantamento é vital para o consumidor brasileiro, uma vez que a alta geral nas cotações dos seminovos pode causar certa ilusão. Você comprou o carro em janeiro por R$ 50 mil e, hoje, ele vale R$ 55 mil. Só que isso representa somente 10% de alta, enquanto o mercado total subiu cerca de 16%. A Mobiauto, de forma independente e sempre atenta a orientar o comprador, descobriu que 8 marcas, das 13, estão acima dessa média”, explica o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.
Um dado interessante é que das cinco marcas melhor posicionadas no ranking, somente a Fiat (4ª colocada no geral, com 18,20%) pertence ao tradicional grupo das marcas pioneiras no país, junto com VW (7ª posição, 16,80%), Chevrolet (8ª, 16,70%) e Ford (10ª, 13,60%), sendo esta última a única a se colocar abaixo da média geral.
A explicação para a Hyundai ter atingido ótima performance, segundo o consultor da Mobiauto, consiste no fato da marca enxergar o consumidor brasileiro como mais exigente e investir em seus modelos mantendo sempre atualizados.
“Carro que vende bem zero km também costuma ter boa performance como seminovo”, salienta Castro Jr. Ele destaca o fato de a Hyundai, além do line-up constantemente atualizado, tem trabalhado muito bem o pós-venda. “Além de dar 5 anos de garantia, a marca trabalha com cesta de peças de reposição com preços competitivos e tem erguido a fama de produzir carros confiáveis. Repare que ela desbancou até as duas tradicionais marcas japonesas, que são Honda e Toyota, nos índices de valorização”.
Confira o resultado da pesquisa da Mobiauto e os índices de valorização das marcas entre janeiro e agosto de 2021, salientando que a média geral foi de 15,97%.
Marca | Valorização |
---|---|
Hyundai | 20,20% |
Honda | 19,10% |
Toyota | 18,50% |
Fiat | 18,20% |
Nissan | 18,00% |
Jeep | 17,30% |
Volkswagen | 16,80% |
Chevrolet | 16,70% |
CAOA Chery | 14,60% |
Ford | 13,60% |
Renault | 13,30% |
Peugeot | 10,90% |
Citroën | 10,40% |